Defesa Civil de Santos vai operar com reforço de 140 servidores durante a temporada de chuvas
Por Santa Portal em 28/11/2025 às 16:00
Como reforço do efetivo durante a temporada de chuvas, a Defesa Civil de Santos já colocou em operação Plano Preventivo (PPDC), que vai ocorrer entre 1º de dezembro de 2025 e 30 de abril de 2026. O decreto que institui o PPDC foi publicado no Diário Oficial.
Com o objetivo de instruir moradores de áreas de risco, a Defesa Civil de Santos contará com o reforço de cerca de 140 servidores para o plano que abrangerá 4.812 moradias em setores de risco altos e muito altos, além de 8.223 em setores de monitoramento.
A vigência do plano em Santos é de um mês a mais do que a sua contraparte estadual. Atuando nos 17 morros, o reforço aos 40 funcionários fixos da Defesa Civil virá de servidores cedidos de dez secretarias municipais.
Como funciona
A prevenção de desastres pela Defesa Civil é realizada durante todo o ano, porém, pela maior incidência de chuvas entre dezembro e abril, o PPDC reforça o trabalho. Os servidores que participam são capacitados através de treinamento e de cursos que tratam de assuntos como atuação durante crises e passam a conhecer áreas de risco e níveis de operação do plano.
O risco de deslizamentos é medido por quatro níveis de operação: Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo, de acordo com critérios definidos pela análise das condições climáticas. As equipes acompanham com atenção a pluviometria e as previsões meteorológicas que dão parâmetros para a mudança de nível. As vistorias de campo são intensificadas a partir do nível de Atenção.
Em todos os casos, as equipes ficam de prontidão durante 24 horas por dia. O PPDC pode ser acionado novamente a qualquer momento do ano, se necessário.