Curso inédito vai ensinar Mecânica Portuária a 60 alunos em Santos

Por Santa Portal em 04/12/2025 às 16:00

Henrique Teixeira/Divulgação Prefeitura de Santos
Henrique Teixeira/Divulgação Prefeitura de Santos

A Aula Magna do Curso de Mecânica Portuária, realizada na noite desta quarta-feira (3), marcou oficialmente o início das atividades da primeira turma do programa, uma iniciativa pioneira do Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura de Santos e o Cenep (Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos).

O evento reuniu os 60 alunos selecionados, entre eles 15 mulheres, reforçando a presença crescente do público feminino em áreas técnicas ligadas ao setor portuário. A abertura contou com a participação do vice-presidente do Sopesp, Bruno Stupello, do diretor executivo do Sopesp, Ricardo Molitzas, do secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, e do presidente do Cenep, Caio Moretti, que destacaram a importância da capacitação para o fortalecimento da mão de obra portuária na região.

A Aula Magna aconteceu no Auditório dos Despachantes Aduaneiros, no Centro de Santos, e marcou o início de um ciclo de formação voltado a ampliar oportunidades de emprego e qualificar novos profissionais para o mercado portuário.

“Gostaria de agradecer ao Sopesp, a Prefeitura Municipal de Santos e o Cenep pelo convite para a realização dessa Aula Magna, com a abertura de um concurso tão importante e inédito de formação de mecânicos para a área portuária. Isso é um momento de encontro entre a relevância que vem do setor produtivos, que vem dos terminais, e o rigor, que vem do curso técnico, tão necessário para o desenvolvimento dessa função tão importante, que é a atividade mecânica nos seus diferentes campos. Não somente nas questões corretivas de manutenção, mas nas questões preditivas, prescritivas, laudos, leitura e interpretação técnica de desenhos, que estão presentes nesse escopo da área mecânica”, disse Marcelo Patrício, gerente executivo de operações da Santos Brasil.

O secretário de Emprego e Assuntos Portuários, Bruno Orlandi, afirmou que o curso é uma grande conquista para o setor. “Representa uma grande conquista para o setor portuário. Foi feita uma pesquisa analisando a necessidade do mercado de trabalho e daí nasceu a necessidade de qualificar mão de obra, através dessa grande parceria entre a Prefeitura de Santos, o Sopesp e o Cenep, qualificando mão de obra. O primeiro curso deles é mecânica portuária, daqui outros virão, mas o 60 primeiros que foram aprovados hoje já ingressarão no curso com 60 meses. Dessas 60 pessoas, 15 serão mulheres. É uma grande conquista para o setor portuário, com absoluta convicção que daqui para frente, quando estiverem formados, terão uma rápida absorção no mercado de trabalho, que necessita de profissionais nesse setor”, comentou.

O presidente do Cenep, Caio Moretti, pontuou a importância do novo curso para o segmento portuário. “Essa é uma noite que celebra um trabalho feito pelo Sopesp, pela Fundação Cenep e pela Prefeitura de Santos, que levantou junto aos operadores portuários e empresas do Porto a necessidade de mão de obra. Então desse trabalho resultou uma série de atividades, de ocupações que são importantes, dentre elas, os mecânicos. Faltam mecânicos no Porto de Santos. Então esse grupo se reuniu, a muitas mãos e esforços, contando com o apoio de diversas empresas, levantando currículos e competências a serem desenvolvidas, para que a gente tenha essa mão de obra, principalmente na região. O que é interessante que tivemos a participação de mulheres, para que a gente possa oferecer para as empresas empregabilidade e ingresso no setor portuário. Muitas vezes pessoas que já estão no setor portuário estão buscando uma movimentação, uma transição de carreira. A gente acabou de ver aqui essa noite, nessa brilhante palestra do Marcelo Patrício, quantas oportunidades que não existem nesse segmento, nessa necessidade que a gente tem que ter, esse olhar para a capacitação técnica, as capacitações que as vezes são um pouco mais curtas, mas são tão essenciais para que deem a possibilidade de ingresso no setor portuário, como mecânica, como eletricista, como automação. Acho que aqui fica um recado também, além da celebração, de que é importante e o Porto precisa dessas ocupações, o Porto precisa dessas pessoas capacitadas. Nós temos algumas áreas muito estratégicas e que realmente precisam de gente”, destacou.

O professor da Unisanta, Rafael Pedrosa, representou a universidade no evento e ressaltou a contribuição ceciliana para o projeto.

“Para nós representa bastante e é motivo de muita felicidade. Nós temos toda a nossa trajetória atrelada ao Porto, desde a nossa origem, ali na Rodrigues Alves, atendendo filhos de portuários, ainda como colégio, não como complexo universitário como somos hoje. Toda iniciativa e inovação é motivo de muita felicidade para a universidade fazer parte e integrar. Temos a cessão de espaços da nossa infraestrutura, pois temos longeva trajetória nessa área de engenharia inclusive na mecânica, que é objeto da qualificação dos portuários dentro dessa área. Nós vamos receber parte desse curso nas nossas instalações, o que é uma grande felicidade para nós. Gostaria de enaltecer, principalmente, a iniciativa do Sopesp, com a Prefeitura, e a Unisanta parte junto com a Cenep, porque o maior complexo portuário da América Latina traz consigo também a responsabilidade de inovar. Isso é algo que vemos nesse projeto, sobretudo com a inclusão das mulheres, que representam cerca de 25% do público participante desse curso”, concluiu Pedrosa.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.