Frio aumenta risco de hipotermia; veja onde doar agasalhos na Baixada Santista
Por Anna Clara Morais em 17/06/2025 às 06:00

A poucos dias do inverno, temperaturas mais baixas se tornam presentes no cotidiano e, para a parcela da população mais suscetível, casos de hipotermia passam a ser mais comuns, principalmente em crianças, idosos e indivíduos com doenças preexistentes. Confira mais abaixo onde doar agasalhos na Baixada Santista.
A enfermeira Joely Luiza Malachia destaca que pessoas que fazem o uso de álcool e drogas também são mais propensas, pois podem não perceber o frio, aumentando o risco de hipotermia.
A especialista explica que, para chegar ao ponto de ter hipotermia, significa que o corpo ficou exposto por muito tempo a temperaturas baixas.
“Acontece quando o corpo fica muito frio, abaixo da temperatura normal, geralmente ao ficar exposto a friagem por muito tempo, sem a proteção correta. O corpo tenta se aquecer, mas se o frio for forte ou durar muito, ele não consegue mais manter a temperatura normal”, esclarece.
Diminuição no metabolismo, cansaço, confusão e sono são alguns dos sintomas da condição. O corpo passa a produzir menos energia e, consequentemente, menos calor. Além disso, pode afetar o cérebro e o sistema nervoso, resultando falta de coordenação e até perda de consciência e, em casos mais graves, pode levar ao coma.
De acordo com a enfermeira, a condição também faz os vasos sanguíneos se estreitarem, reduzindo o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o coração e o cérebro, podendo causar falta de oxigênio, levando a problemas cardíacos, arritmias ou até parada cardíaca. O frio pode atrapalhar a coagulação do sangue, aumentando o risco de sangramentos internos ou externos. E, ainda, se a temperatura do corpo continuar caindo, os órgãos vitais podem parar de funcionar corretamente, causando a falência e, enfim, um falecimento.
Para evitar a condição, o melhor tipo de prevenção é se proteger do extremo frio e cuidar bem da saúde, para isso, a profissional deixa algumas dicas:
- Alimentação equilibrada ( principalmente frutas, legumes, verduras);
- Hidratação da pele para evitar o ressecamento (devido ao clima seco);
- Acompanhamento médico regular, principalmente se o indivíduo for portador de hipertensão arterial, diabetes e condições crônicas;
- Evitar o consumo de álcool e drogas, pois prejudicam a capacidade do corpo de regular a temperatura;
- Conhecer os sintomas de hipotermia e agir rápido se necessário;
- Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do vento e do frio intenso;
- Uso de roupas adequadas para a estação, lembrando que é importante o uso de mantas e cobertores durante o repouso. E, para isso, cada cidade da região da Baixada Santista conta com uma ação especial característica dessa época do ano, a Campanha do Agasalho, visando aquecer a população que mais precisa.
Confira onde doar agasalhos na Baixada Santista
SANTOS
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos informa que a campanha será iniciada em breve, e anunciada nos canais oficiais da Prefeitura. A Administração Municipal lembra que doações podem ser feitas de forma permanente na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
SÃO VICENTE
O Município promove, em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Campanha do Agasalho, arrecadando roupas de frio, cobertores e colchões. Para a retirada de colchões, basta realizar agendamento via telefone: (13) 3467-9118.
Para agasalhos e cobertores, os endereços são seguintes:
• Prefeitura Municipal de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro);
• Fundo Social Área Insular (Rua Benedito Calixto, 205 – Rio Branco);
• Fundo Social de Solidariedade (Av. Dep. Ulisses Guimarães, 181 – Jardim Rio Branco);
• Complexo Administrativo Municipal – “CAM 1” (R. José Bonifácio, 404 – Centro);
• Complexo Administrativo Municipal – “CAM 2” (Av. Presidente Wilson, 1659 – Itararé);
• Caixa de Saúde e Pecúlio de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 157 – Centro);
• Câmara Municipal de São Vicente (R. Jacob Emmerick, 1195 – Parque Bitarú);
• Associação Comercial e Empresarial de São Vicente (R. Jacob Emmerick, 1238 – Parque Bitarú);
• Ao Fiel Barateiro (Rua XV de Novembro, 537 – Centro);
• Supermercado Luanda (Av. Antônio Emmerich, 335/373 – Vila Cascatinha);
• Sonda Supermercados (Rua Jacob Emerick, 249 – Centro);
• Shopping Brisamar (R. Frei Gaspar, 365 – Sala 313 ao lado da loja C&A – Centro);
• Colégio Castelinho (Av. Prefeito José Monteiro, 33 Jardim Independência);
• Colégio Alicerce (Av. Dona Anita Costa, 88 – Vila Voturuá);
• Colégio Fortec (Av. Presidente Wilson, 1013 – Centro);
• Colégio Objetivo (Av. Presidente Wilson, 424 – Centro);
• Colégio Privilégio (Quintino Bocaiuva, 685 – Centro);
• Colégio Exemplo (Sebastião Ribeiro dos Santos, 05 – Conjunto Residencial Humaitá);
• Corretora de Plano de Saúde e Seguros Paulo Flor (Rua Frei Gaspar 943, loja 2 – Centro);
• OSAN (R. Lima Machado, 501 – Parque Bitaru);
• Rua Padre Anchieta, 501 – Centro;
• Escola de Inglês Upper Sid (Avenida Presidente Wilson, 1.026 – Centro);
• Drogasil (Av Presidente Wilson, 962 – Centro);
• Droga Raia (Av Presidente Wilson, 1161 – Centro);
• Drogaria Boa Vista (Av. Quintino Bocaiúva, 721 – Centro).
PRAIA GRANDE
Em Praia Grande, a Campanha do Agasalho ainda não foi iniciada, no entanto, o Fundo Social recebe doações o ano todo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3496-5001.
GUARUJÁ
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá lançou a Campanha do Agasalho 2025, com o slogan: “Doe calor e espalhe amor”. A iniciativa convida toda a população a participar ativamente, doando peças em bom estado que possam aquecer aqueles que mais precisam durante o inverno.
As doações podem ser entregues nos pontos de arrecadação ou diretamente na sede do Fundo Social, localizada na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
São aceitas doações de agasalhos, casacos, calças de moletom, toucas, meias, mantas e cobertores, tanto para adultos quanto para crianças. Todas as peças arrecadadas serão triadas e destinadas a instituições sociais, abrigos e famílias atendidas pelos programas sociais do Município.
Pontos de arrecadação
• Fundo Social de Solidariedade – Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro.
• Paço Municipal Moacir dos Santos Filho – Avenida Santos Dumont, 800 – Santo Antônio.
• Paço Municipal Raphael Vitiello – Avenida Santos Dumont, 650 – Vila Santo Antônio.
• Supermercado Pão de Açúcar – Avenida Puglisi, 96 – Centro
• Supermercado Pão de Açúcar – Avenida Dom Pedro I, 195 – Eseada
• Supermercado Carrefour – Avenida Dom Pedro I, 2131 – Jardim Belmar
• Supermercado Assaí Atacadista – Rua Waldomiro Macário, 570 – Jardim Conceiçãozinha
• Supermercado Extra – Av. Santos Dumont, 319 – Sítio Paecara
• Supermercado Forte Itapema – Av. Santos Dumont, 474 – Sítio Paecara
• Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá – Avenida Dom Pedro I – Cidade Atlântica
• Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá – Rua Albertino Pedro, 75 – Jardim Tejereba
• Colégio Objetivo – Avenida General Rondon, 50 – Astúrias
• Colégio Profª Yeda Maria – Rua Campos Sáles, 275 – Vila Julia
• Câmara Municipal – Avenida Leomil, 291 – Centro
• Poupatempo – Avenida Santos Dumont, 1.586 – Sítio Pae Cará – Vicente de Carvalho
• Cris Shopping – Rua Amazonas, 72 – Vila Alice
• Mc Donalds – Praça 14 Bis – Vicente de Carvalho
• Terminal – Vicente de Carvalho – Avenida Senador Salgado Filho, s/nº – Vila Alice
• Ótica da Fonte – Avenida Thiago Ferreira, 725, loja 01 – Vila Alice
• Correios – Rua Bahia, 85 – Vila Alice
• Correios – Avenida Santos Dumont, 935 – Sítio Paecara
• Escola Municipal 1º de Maio – Avenida Adriano Dias dos Santos, 611 – Jardim Boa Esperança
CUBATÃO
A Prefeitura de Cubatão, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), deu início à Campanha do Agasalho 2025, que arrecada agasalhos e cobertores destinados às famílias em situação de extrema vulnerabilidade. Pelo menos 16 locais espalhados pela cidade contarão com as tradicionais caixas da Campanha do Agasalho em que as pessoas poderão depositar suas doações. A Campanha acontece em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).
Comunidades, empresas e entidades interessadas em doar, poderão realizar a sua doação no Fundo Social de Solidariedade (Rua Assembleia de Deus, 435), no Parque Anilinas, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h00 às 16h30. Em parceria com algumas empresas, o FSS também disponibilizara 16 caixas de arrecadação em pontos da cidade.
A campanha segue até setembro, tudo que for arrecadado, o Fundo Social irá repassar, como já é de praxe, para famílias que estão em situação de extrema vulnerabilidade social e para as famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico e atendidas no município.
O Fundo ainda informa que para doações volumosas, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (13) 3512-0676 e/ou pelo e-mail fundosocial@cubatao.sp.gov.br.
Confira a seguir os postos de arrecadação:
- Sede do Fundo Social de Solidariedade – Rua Assembleia de Deus, 435, Parque Anilinas – Jardim São Francisco
- Paço Municipal– Praça dos Emancipadores, s/n°. Centro
- Atol Utilidades – Av. Brasil, 183 – Casqueiro
- Igreja Família no Altar– Rua dos Girassóis, 71 – Vila Natal
- Pink House– Rua Treze de Maio, 666 – Vila Nova
- UBS Bolsão 8– Rua Alberto Pinto de Carvalho, 183 – Jardim Nova República
- Universidade Unicesumar– Rua Arthur Bernardes, 176 – Costa e Silva
- ETEC– Rua Tamoyo, 230 – Vila Couto
- ACIC– Rua Bahia, 171 – Centro
- Masterfood– Rua São Paulo, 203 – Jardim São Francisco
- Krill Casqueiro– Av Joaquim Jorge Peralta, 166 – Jardim Casqueiro
- UBS do CSU (Costa e Silva) – Rua Salgado Filho, 249 – Jardim Costa e Silva
- CIDE Polo Cubatão– Praça Getúlio Vargas, 20 – Vila Couto
- KNN idiomas– Av. Beira-Mar, 301 – Jardim Casqueiro
- Federal Casqueiro– Rua Maria Cristina, 50 – Jardim Casqueiro
- SENAI Cubatão: Rua Manoel Jorge, 1 – Centro
PERUÍBE
A Prefeitura de Peruíbe informa que já iniciou a Campanha do Agasalho 2025, desde o dia 2 de junho. As doações podem ser feitas diretamente no Fundo Social de Solidariedade, que funcionará como ponto de coleta oficial durante toda a campanha.
As peças prioritárias definidas pela administração são: mantas, cobertores e agasalhos de todos os tamanhos. É importante que todas as doações estejam em bom estado de conservação, prontas para uso.
ITANHAÉM
A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, em parceria com o Centro POP, iniciou uma campanha mobilizando a sociedade civil organizada, igrejas e instituições parceiras na arrecadação de agasalhos e cobertores, que serão distribuídos diretamente à população em situação de rua.
Nos próximos dias, o Fundo Social de Solidariedade iniciará a Campanha do Agasalho 2025, com arrecadação de cobertores que serão revertidos a população em maior vulnerabilidade social.
O Fundo Social fica na Rua Cunha Moreira, 61, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 13 às 16 horas.
MONGAGUÁ
A Campanha do Agasalho municipal ainda não foi oficialmente lançada, pois aguardava um parecer jurídico devido ao período eleitoral. No entanto, a ação é tratada como prioridade pela administração e deve ser divulgada nesta semana.
Diante das baixas temperaturas, o Fundo Social já está recebendo doações espontâneas de roupas, cobertores, agasalhos e mantas, com prioridade para peças infantis, roupas íntimas novas (para crianças, mulheres e homens), meias e calçados (infantis, masculinos e femininos), destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade.
As doações podem ser entregues na sede provisória do Fundo Social, localizada na Rua Porto Alegre, 81 – Centro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 16h.
BERTIOGA
A Campanha do Agasalho em Bertioga já teve início. Empresas ou entidades interessadas em se tornar parceiras da ação e atuar como ponto de arrecadação solidário podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade de Bertioga pelo telefone (13) 99691-5399 ou e-mail fundosocial@bertioga.sp.gov.br.
- Tenda Atacado
- Rede Krill
- Pão de Açúcar
- Loja Igual Modas (Indaiá)
- SIV/Sobloco (Riviera)
- Farmácia Santé
- Riviera Shopping
- Fundação 10 de Agosto
- Fabe Bertioga
- CAMPB
- OAB Bertioga
- Associação do Morada da Praia
- Associação dos Amigos da Riviera