Perda de massa muscular em idosos aumenta risco de morte, indica estudo
Por Santa Portal em 20/07/2025 às 06:00

Um estudo publicado recentemente no Journal of Epidemiology and Community Health, com pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e University College London, indicou que a sarcopenia, ausência de massa muscular e força física em idosos, é um fator de risco de morte mais preocupante do que a síndrome da fragilidade, que contempla fadiga, perda de peso e fraqueza.
Os pesquisadores observaram que o risco de óbito com pacientes com possível sarcopenia era de 32% enquanto aqueles com a condição já em estágio avançado correspondia a 62%.
O Ministério da Saúde revelou que os acidentes domésticos têm crescido de forma acelerada no país e que as quedas representam a terceira causa de mortalidade entre as pessoas com mais de 65 anos.
Em 2013, foram registradas 4.816 mortes de idosos por queda da própria altura. Em 2022, esse número saltou para 9.592 óbitos. Para o médico clínico geral Marcelo Bechara, especialista em Longevidade de Saúde, a sarcopenia é uma condição preocupante.
“O envelhecimento contribui naturalmente para a perda de massa muscular. A ausência de músculos compromete a mobilidade, a estabilidade e aumenta as chances de quedas e, consequentemente, fraturas. Além disso, impacta atividades simples do dia-a-dia, como levantar-se da cama ou da cadeira, subir e descer escadas e até tomar banho sozinho, dificultando a própria independência”, explica Bechara.
Dicas para prevenir acidentes
O especialista dá dicas para envelhecer com saúde e, principalmente, evitar acidentes. “A prática de atividades físicas ao longo da vida é uma das melhores formas de envelhecer preservando a massa muscular. A musculação e o pilates são indicados, pois trabalham força, flexibilidade e a mobilidade”.
Do mesmo modo, ele lista medidas simples que podem ser adotadas em casa para evitar acidentes:
- Utilizar tapetes antiderrapantes em cômodos úmidos como banheiros, cozinhas e lavanderias;
- Instalar corrimões nas escadas e aplicar adesivos antiderrapantes nos degraus;
- Adotar uma iluminação clara, preferencialmente branca, nos corredores, escadarias e garagens;
- Organizar os móveis permitindo a livre passagem, evitando quinas pontiagudas, fios soltos e objetos de vidro que possam cair e causar acidentes;
- Instalar barras de apoio próximas ao vaso sanitário e em áreas de passagem.
“Essas medidas, apesar de parecerem simples, contribuem para um ambiente seguro e prevenir acidentes”, conclui Bechara.