Pneumologista alerta para riscos respiratórios no inverno
Por Anna Clara Morais em 03/07/2025 às 06:00

O inverno, estação mais fria do ano, que dura até o meio de setembro, não traz apenas temperaturas mais baixas, mas também vem acompanhado do aumento de casos de doenças respiratórias.
Para o professor de pneumologia do Centro Universitário São Camilo, Nilton Gonçalves, alguns fatores podem contribuir para a piora dessas doenças nessa época do ano.
“No inverno as pessoas tendem a se aglomerar para se protegerem do frio, o que facilita a transmissão de alguns microrganismos, principalmente dos vírus que causam resfriados, gripe, influenza e covid. Aglomeração, lugares fechados e a própria sazonalidade tendem a simplificar a circulação desses vírus e causar a infecção de mais indivíduos”, explica.
Ainda segundo o profissional, além dos casos comuns de resfriados, infecções respiratórias altas também se tornam mais frequentes, como rinofaringites e até pneumonia, provocada por esses vírus que servem de porta de entrada para germes e bactérias e, podem descer até o pulmão, principalmente para enfermos que já apresentam imunidade baixa.
Doenças respiratórias pré-existentes também são mais propensas a piorar, isto porque, de acordo com o médico, algumas pessoas podem ter uma sensibilidade maior a temperaturas mais amenas e, pacientes que já possuem dificuldades pulmonares mais graves, reagem às baixas nos termômetros com possíveis pioras nos quadros inflamatórios.
“Especialmente aqueles que têm Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave e asma, por exemplo, podem ter mais crises nesse período”.
Para prevenir os casos ou o agravo de doenças, a recomendação é evitar ambientes com muita aglomeração; procurar por lugares arejados constantemente; utilizar máscara de proteção em público, caso apresente algum sintoma respiratório; permanecer hidratado sempre; garantir uma boa alimentação e manter a vacinação em dia.
“É importante não esquecer das vacinas, em especial, para os grupos de risco […] contra a influenza, a de reforço da covid e do vírus sincicial respiratório”.
No entanto, em toda a Baixada Santista, apenas cerca de 17% da população tomou a vacina contra influenza, número que representa 315.209 pessoas dos 1.862.976 habitantes da região. Mesmo assim, as prefeituras de todos os municípios seguem disponibilizando doses para que os cidadãos se imunizem.
Confira onde se vacinar
Santos
A campanha de vacinação contra a gripe iniciou em 1º de abril em Santos e, até o momento, foram aplicadas 107.066 doses de vacina contra a gripe.
Em 2025, o Ministério da Saúde incluiu a gripe na carteirinha de idosos (60+), gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos. 46,6% dos idosos santistas já garantiram a sua dose neste ano, bem como 28,2% das crianças e 33,3% das gestantes.
As vacinas estão disponíveis para qualquer pessoa a partir de 6 meses de vida nas policlínicas, de segunda a sexta, das 9 às 16h. É necessário apresentar documento com foto e CPF.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que, desde o início da vacinação contra a gripe até o momento, foram aplicadas 57.835 doses do imunizante.
A Sesau salienta que há doses suficientes para os munícipes e que o imunizante está disponível para o público a partir dos 6 meses de idade, nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Além disso, há atendimento no Posto de Vacinação do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 – Centro, 4º andar, em frente aos elevadores do estacionamento G5), de segunda a sábado, das 10h às 19h.
Para receber a dose, é necessário apresentar um documento com foto, a carteirinha de vacinação e um comprovante de residência.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informa que já aplicou 55.423 doses da vacina contra a gripe, alcançando 39,13% de cobertura vacinal entre pessoas com mais de seis meses de idade. O imunizante pode ser encontrado nas 21 unidades de saúde, e a vacinação acontece das 8 às 16 horas.
Confira os endereços dos postos de vacinação:
- UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)
- Usafa Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114)
- UBS Pernambuco (Rua Samambaia, s/nº)
- U.S. Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 387)
- Usafa Vila Edna (Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/nº)
- Usafa Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070)
- Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)
- Usafa Santa Cruz dos Navegantes (Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº)
- Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25)
- Usafa Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/nº)
- Usafa Doutor David Capistrano (Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº)
- Usafa Vila Áurea (Avenida Francisco de Castro, s/nº)
- Usafa Jardim Boa Esperança (Avenida Adriano Dias dos Santos, 533)
- UBS Pae Cará (Avenida São João, 155)
- UBS Morrinhos (Complexo Mestre Rafael Rodrigues, s/nº)
- UBS Vila Alice (Rua Rio Grande do Sul, s/nº)
- Usafa Jardim Conceiçãozinha (Avenida Bento Pedro da Costa, s/n)
- Usafa Sítio Conceiçãozinha (Rua Santo Antonio, 117)
- Usafa Jardim Progresso (Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº)
- Usafa Jardim Brasil (Rua Alberto Poeta Oliveira, s/nº)
- UBS Prainha (Rua 1º de Maio, 141 – Pae Cará, em Vicente de Carvalho)
Praia Grande
Em Praia Grande, a vacinação contra a gripe está disponível a todas as pessoas com mais de 6 meses de vida nas 31 Usafas do Município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Todas as unidades estão abastecidas e oferecendo normalmente o imunizante à população. Até o momento foram vacinados 49% do público-alvo (crianças menores de 6 anos, gestantes e idosos acima de 60 anos), conforme determinado pelo Ministério da Saúde.
Cubatão
De acordo com a Secretaria de Saúde, até 22 de junho, foram 28.266 doses aplicadas. Em mais um esforço para ampliar a cobertura vacinal contra gripe na cidade, a Secretaria de Saúde de Cubatão passa a oferecer a vacina contra a doença em horário alternativo no Pronto-Socorro Infantil (PSI). Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem ser vacinadas no local no plantão da noite, entre 19 horas e as 7 horas da manhã seguinte.
Além disso, o PSI vai oferecer a vacina contra a gripe também aos sábados, domingos e feriados das 7 às 19 horas. Para se vacinar, é necessário estar com o CPF. O PS Infantil fica na Avenida Martins Fontes, 132.
A vacinação prossegue em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas unidades com salas de vacina. Confira os endereços:
- USF Vila Natal, Rua dos Cravos, 331;
- UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;
- USF Vila Nova, Rua São João, 185;
- USF Vila dos Pescadores, Rua Santa Júlia, s/nº;
- USF Morro do Índio, Av. Principal, 3469, Vila Esperança;
- USF Vale Verde, Rua Ver. Paulo Enos, s/nº;
- USF Cota 95, Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda;
- USF Cota 200, 2ª passarela da Via Anchieta KM 50, s/nº;
- USF Pilões, Caminho dos Pilões, 974;
- USF Ilha Caraguatá, Rua Feud Farah, s/nº;
- USF Área 5, Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco;
- USF Mário Covas, Rua da Primavera, s/nº, Vila Natal;
- USF Jardim 31 de Março, Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº;
- USF Jardim Nova República/Bolsão, Av. Dep. Esmeraldo Tarquínio, s/n°;
- USF Vila São José, na Avenida Bandeirantes, s/nº (unidade em reforma).
Itanhaém
Até o momento, foram aplicadas um total de 27.324 doses da vacina, alcançando 47,59% do público-alvo.
Ainda há doses disponíveis no Município distribuídas em todas as salas de vacinas nas Unidades de Saúde da Família, que funcionam das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
A vacinação está disponível a todas as pessoas de todas as faixas etárias, sendo as de maior prioridade: idosos, crianças menores de 6 anos e gestantes.
Peruíbe
A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que já vacinou mais de 18 mil pessoas contra a Influenza. Até o momento, 51% dos munícipes que integram os grupos prioritários — público-alvo da campanha — já foram imunizados. O município dispõe de mais de 2000 doses para aplicação, sendo o estoque reposto semanalmente, de acordo com a necessidade. A população pode procurar os postos de vacinação fixos de segunda à sexta, das 9h às 15h (Caraguava, Santa Izabel, Veneza, Jardim Brasil, Guaraú, Ribamar, Oásis, Torre e Trevo); e os postos volantes, também das 9h às 15h, em dias específicos (segunda-feira: Vila Peruíbe, e terça-feira: Recreio Santista). Além disso, a vacinação também ocorrerá no formato extramuro, no evento Cidadania Presente Peruíbe, dos dias 26 a 28 de junho.
Mongaguá
O imunizante está disponível em todas as nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h. Os públicos contemplados com o imunizante da gripe são todas as pessoas com mais de 6 meses de idade.
O índice de vacinação do público alvo (crianças de 6 meses até 6 anos incompletos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais de saúde e da educação) está em cerca de 30%. Até o momento foram aplicadas um total de 10.964 doses do imunizante contra a vacina.
Bertioga
A Secretaria de Saúde de Bertioga informa que, até o momento, foram aplicadas 10.331 doses da vacina contra a Influenza, o que representa uma cobertura vacinal de 40,14% no município.
A vacinação contra a gripe está liberada para todas os moradores acima de 6 meses de idade. Para receber a vacina contra a Influenza é necessário apresentar documento original com foto e o cartão SUS. O imunizante está disponível nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com a carteira de vacinação, cartão SUS e documento com foto.