Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro tem reserva apenas para dez dias
Por Anna Clara Morais em 10/12/2025 às 05:00
Com a proximidade das férias e das festas de final do ano, o estoque de bolsas de sangue do Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, no litoral de São Paulo, causa preocupação. De acordo com a coordenação da unidade, atualmente, o estoque tem reserva apenas para os próximos dez dias.
“O estoque melhorou, mas ainda precisamos de doações, especialmente com a proximidade desse período do ano, quando os índices costumam cair significativamente”, esclarece a Dra. Silvana Biagini, coordenadora do Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (HGA).
Ainda segunda Silvana, todos os tipos sanguíneos estão em falta e são importantes, como o tipo O positivo, A positivo e todos os RH negativos.
O Hospital Guilherme Álvaro fica na Rua Oswaldo Cruz, número 197, e o hemonúcleo fica aberto para receber doadores de segunda a sábado, das 7h30 às 13h, exceto em feriado.
Podem ser doadores todas as pessoas entre 18 e 69 anos, com mais de 50kg, que estejam saudáveis e bem alimentadas, sem jejum. Toda e qualquer doação pode mudar vidas.
“Uma única doação de sangue total pode beneficiar vários pacientes. A partir dela, são produzidos diferentes componentes”, destaca a coordenadora.