Suspeito de participação em sequestro de casal em trilha de São Vicente é preso em Guarujá
Por Santa Portal em 03/01/2026 às 18:00
A Polícia Civil prendeu Lucas Thiago Freitas dos Santos, de 25 anos, suspeito de participação no sequestro de um casal em uma trilha no Parque Estadual Xixová-Japuí, em São Vicente, no litoral de São Paulo. A captura ocorreu na sexta-feira (2), no bairro Jardim Astúrias, em Guarujá, após trabalho de inteligência das forças de segurança.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Lucas era considerado foragido da Justiça e foi localizado ao sair de um estabelecimento comercial em uma marina. Ao perceber a presença policial, ele tentou fugir, mas foi contido e preso. Após a identificação, foi constatado que havia contra ele um mandado de prisão temporária, expedido em novembro de 2025, no âmbito de uma investigação por roubo.
A legalidade da prisão foi confirmada pela Justiça. Em termo de audiência, a Vara Regional das Garantias da 7ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) – Santos informou que o cumprimento do mandado ocorreu de forma regular, sem que o preso apresentasse reclamações sobre as circunstâncias da captura. O documento determina ainda o encaminhamento imediato do autuado ao juízo responsável pela ordem de prisão.
Em nota, a defesa técnica de Lucas afirmou que assumiu a causa neste sábado (3), na audiência de custódia, e ainda não teve acesso aos autos. Portanto, ainda desconhece os detalhes da investigação. Contudo, o advogado Mário Badures disse que o investigado não é o autor do crime praticado na trilha do Japuí e estava em outro lugar de São Vicente durante o sequestro.
“A defesa já está providenciando provas materiais (registros telefônicos, GPS, metadados de fotografias e testemunhas) para demonstrar o equívoco no reconhecimento fotográfico, visando revogar, imediatamente, a prisão temporária e contribuir ao máximo com o esclarecimento da verdade”, concluiu Badures.
Crime em trilha
O sequestro investigado ocorreu na tarde de 21 de setembro, quando um casal foi rendido por três criminosos armados enquanto deixava a Praia de Itaquitanduva, em uma trilha localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí, em São Vicente.
Segundo a SSP, as vítimas foram feitas reféns, tiveram pertences e o veículo roubados e foram obrigadas a realizar transferências bancárias fraudulentas enquanto permaneciam sob ameaça. O grupo manteve o casal em cárcere privado até a noite, quando as vítimas foram separadas.
A mulher foi levada até a residência do companheiro, onde sofreu violência sexual. Conforme apurado pelo Santa Portal, horas depois o homem também foi levado ao imóvel, onde ambos foram amarrados, enquanto os criminosos reviravam a casa e levaram diversos objetos, incluindo eletrônicos e eletrodomésticos. O casal foi libertado apenas no dia 22, e os criminosos fugiram em seguida.
O caso foi registrado na Delegacia Sede de São Vicente como roubo, sequestro, cárcere privado e estupro. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender os demais envolvidos no crime.