Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

São Vicente é top 5 cidades do Brasil com maior salto em ranking de saneamento básico

Por Santa Portal em 21/07/2025 às 10:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

O Instituto Trata Brasil divulgou, na última terça-feira (15), os dados do Ranking Nacional de Saneamento Básico, estudo cujos resultados apontam São Vicente como uma das cinco cidades com maior variação positiva na oferta de esgoto em todo o País. Na prática, o município saltou da 46ª para a 34ª colocação, subindo 12 posições.

De acordo com a Prefeitura, a variação positiva é consequência de um alto investimento realizado no Município, contabilizando, no período de realização do estudo (quatro anos), recurso de R$ 264 milhões destinados a saneamento básico. Em virtude desse trabalho, a cidade atingiu consideráveis índices de contemplação, com 93,6% da população obtendo acesso à rede de água e 92% com acesso a esgoto.

A Administração Municipal ressalta, também, o trabalho de captação de cerca de 75% do esgoto para, posteriormente, ser devolvido ao meio ambiente.

Com base nos dados da ferramenta disponibilizada pelo Trata Brasil, o Município e os órgãos competentes traçam o planejamento e gestão dos investimentos futuros, visto que o ranking oferece um diagnóstico detalhado, apontando os pontos fortes e as áreas que requerem mais atenção. Além disso, os dados permitem que São Vicente e as concessionárias responsáveis pela destinação de esgoto direcionem melhor as políticas públicas para as regiões com maior índice de vulnerabilidade.

“O principal objetivo para os próximos anos é a universalização dos serviços, alinhada ao Novo Marco Legal do Saneamento. Como nossa cidade já supera a meta de cobertura de coleta e tratamento de esgoto até 2033, que é de 90%, o foco principal é manter e expandir a rede para novas áreas de ocupação, garantindo, principalmente, que todo o esgoto coletado seja efetivamente tratado”, detalhou a secretária de Meio Ambiente, Flávia Ramacciotti.

Ranking Nacional de Saneamento

A pesquisa realiza amplo monitoramento referente à oferta de esgoto nos 100 maiores municípios do Brasil e, diante disso, traça um diagnóstico que norteia as cidades a buscarem alternativas junto às esferas estadual e federal, além da iniciativa privada. A fonte utilizada para os dados é o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

loading...