São Vicente confirma Encenação 2026 na orla do Gonzaguinha
Por Santa Portal em 21/12/2025 às 06:00
De 21 a 24 de janeiro acontecerá a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2026. O espetáculo acontecerá na Orla do Gonzaguinha, na Praça Tom Jobim. A 43ª edição contará com estrutura ampliada com mais de 4 mil lugares. O espetáculo reúne teatro, música e artes visuais, com participação direta da comunidade.
Reconhecida como patrimônio cultural, a Encenação transforma a areia da praia em palco e narra a fundação da Primeira Cidade do Brasil, reforçando a importância histórica de São Vicente para o país.
Além de contar, de forma vívida a história do nosso país, a Encenação mobiliza artistas, moradores e coletivos culturais. O projeto também envolve artesãos, empreendedores e visitantes durante o período do evento.
Para o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, o evento segue em constante evolução e se conecta ao Plano São Vicente dos 500 anos:
“O espetáculo cresce a cada edição e dialoga cada vez mais com a cidade e isso é muito positivo. Não há evento que a gente produza que se conecte mais aos 500 anos de São Vicente do que a própria Encenação. A expectativa é conectar elementos ao Plano dos 500 anos, para que as pessoas saibam que estamos pensando nisso enquanto Cidade.”
A edição de 2026 contará novamente com a Feira São Vicente 360. O espaço será integrado ao espetáculo e ampliará a experiência do público. A feira reunirá artesanato, gastronomia, economia criativa e empreendedorismo. Também contará com atividades formativas para os participantes e acontecerá de 19 a 25 de janeiro.
O deputado estadual Caio França destacou a integração entre o espetáculo e a feira. “A missão é fazer com que, quem vai assistir ao espetáculo também consuma na cidade, conheça algo novo e leve isso para casa. A feira tem esse papel de ajudar a garantir a eternidade da Encenação”, afirmou.
Para a Secretária de Turismo, Juliana Santana, a Encenação fortalece o vínculo com moradores e visitantes. “Quando a gente faz essa ligação da história e da cultura com o morador, ele cria um sentimento maior de pertencimento, e isso reflete positivamente no turismo”, afirmou.
Segundo a secretária, a Feira São Vicente 360 amplia oportunidades econômicas. “Pequenos empresários, MEIs e artesãos passam a fazer parte desse movimento”, ressaltou.
O secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues, destacou o caráter coletivo do espetáculo. “A encenação pertence ao munícipe e é um patrimônio da cidade. O espetáculo é maravilhoso, mas o que ele agrega nos bastidores, no envolvimento das comunidades e dos coletivos culturais, transforma a cidade nesse período”, afirmou.
De acordo com o secretário, a edição de 2026 trará novidades. “Teremos avanços na área imersiva e novos elementos no espetáculo. Vamos tratar de forma muito incisiva a questão climática, que é uma discussão mundial”, adiantou.
Representando o Ministério do Empreendedorismo, Daniel Papa Garcia ressaltou a relevância nacional do evento. “A encenação é um marco que resgata o pertencimento do vicentino com a história do Brasil”.
Informações sobre ingressos, troca de alimentos e programação detalhada serão divulgadas em breve. Os dados estarão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura de São Vicente ao longo do mês de janeiro.