Pão de cará tem variação de 40% entre padarias da Baixada Santista, aponta Procon
Por Santa Portal em 20/10/2025 às 06:00
O preço do tradicional pão de cará pode variar até 40% entre padarias de Santos e São Vicente, de acordo com levantamento do Procon-SP sobre o custo do café da manhã em diferentes cidades paulistas. A pesquisa, realizada entre os dias 23 e 26 de setembro, comparou valores em estabelecimentos da Capital e de outros dez municípios do Estado.
O estudo mostrou que os preços dos produtos mais comuns do café da manhã, como café coado e pão de queijo, podem oscilar bastante conforme a região. O café coado no copo, por exemplo, teve diferença de 151% entre cidades, custando em média R$ 3,83 em Presidente Prudente e R$ 9,61 em São Paulo. Já o pão de queijo variou 118%, com o preço mais alto também na Capital.
O levantamento foi feito em comemoração ao Dia Mundial do Pão, comemorado no último dia 16, e tem como objetivo oferecer referências de preços e conscientizar os consumidores sobre peso, qualidade e custo-benefício dos produtos vendidos em padarias.
Na Capital, o pão brioche foi o item com maior variação interna entre regiões, chegando a 49%. Já o combo pão com manteiga e café coado teve diferença de 27%. Alguns produtos registraram aumentos em relação ao ano passado, como o combo sanduíche Bauru com suco de laranja, que subiu 32%.
Outras cidades também chamaram atenção pelas disparidades. Em São José dos Campos, o pão brioche chegou a variar 540% entre padarias; em Ribeirão Preto, o café coado teve diferença de quase 300%.