Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Frio histórico atinge Baixada Santista, que registra menor temperatura do ano

Por Santa Portal em 25/06/2025 às 10:00

Reprodução/Instagram @kamilinhasalazar
Reprodução/Instagram @kamilinhasalazar

Em um manhã de frio histórico, a Defesa Civil do Estado de São Paulo registrou as menores temperaturas do ano nas estações meteorológicas da Baixada Santista nesta quarta-feira (25), às 7h. As recordistas foram Peruíbe e Bertioga, com mínimas de 7,8 °C e 10,7 °C, respectivamente. Os termômetros ficaram abaixo dos 15ºC nas demais cidades.

Esse cenário se deve à passagem de uma forte massa de ar polar, que derrubou as temperaturas por todo o território paulista – especialmente nas regiões mais afastadas do litoral e em áreas mais elevadas, onde a amplitude térmica tende a ser ainda maior.

A Defesa Civil recomenda atenção especial à população em situação de vulnerabilidade, a fim de evitar agravos à saúde. Até o fim da semana, está prevista uma elevação gradual das temperaturas, com a expectativa de reversão do evento de frio extremo, sem risco iminente de novos recordes.

Mínimas no Estado

Apesar do frio histórico, a Baixada Santista teve temperaturas relativamente amenas em comparação com outras regiões do Estado. As menores foram registradas em Corumbataí, com impressionantes -2,4 °C, e Itararé, com -2,3 °C. Outros municípios também apresentaram mínimas abaixo de zero: Manduri alcançou -1,6 °C, enquanto Registro ficou em -0,9 °C. Já Assis marcou -0,7 °C, e Iepê, -0,1 °C.

A capital paulista registrou 5,9 °C na estação localizada em Interlagos. No topo da lista de temperaturas mais baixas, Campos do Jordão anotou 0,5 °C, valor próximo da formação de geada na Serra da Mantiqueira, conforme previsão do CGE.

Nas demais estações, foram observadas temperaturas entre 0 °C e 7,8 °C: Piratininga zerou os termômetros, seguida por São Miguel Arcanjo e Borborema, com 0,6 °C. A faixa entre 1 °C e 3 °C foi registrada em municípios como Ariranha (0,7 °C), Ituverava (1,2 °C) e Barueri (3,0 °C). A estação mais “quente” da lista foi Valparaíso, com 14,2 °C.

Recordes históricos

Em termos de recordes históricos, este evento de frio se aproxima, mas ainda não supera os extremos já observados no Estado. A temperatura mais baixa já registrada na Capital foi de -3,2 °C em 25 de junho de 1918. Já em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, o recorde é de -7,3 °C, registrado em 1º de junho de 1979.

Na estação oficial da Capital, no Mirante de Santana, o menor valor foi de 0,8 °C, em 10 de julho de 1994. Mais recentemente, em 27 de agosto de 2024, o bairro de Parelheiros/Marsilac chegou a registrar −1,7 °C, uma das menores temperaturas já aferidas dentro do município.

loading...