Criminoso usa adolescente como 'escudo humano' durante perseguição em São Vicente
Por Santa Portal em 05/01/2026 às 10:00
Uma adolescente foi usada como “escudo humano” por um criminoso durante uma perseguição policial no bairro Jóquei Clube, em São Vicente, no litoral de São Paulo. O crime ocorreu na madrugada da última sexta-feira (2).
De acordo com a Polícia Militar, os agentes realizavam patrulhamento tático pelo bairro quando identificaram uma motoneta com dois suspeitos que, ao perceberam a presença policial, desobedeceram a ordem de parada e fugiram pelas vias do bairro.
Durante a perseguição, um dos suspeitos arremessou objetos e, ao tentar fugir a pé, agarrou uma adolescente pelo pescoço e a utilizou como escudo humano. Na sequência, a vítima foi arrastada para o interior de uma residência, o que caracteriza sequestro qualificado, de acordo com a PM.
A equipe interveio e conseguiu resgatar a vítima sem ferimentos. O criminoso resistiu à abordagem, mas acabou preso. Nas redondezas, os policiais localizaram um revólver com numeração suprimida, duas munições intactas e um iPhone.
A ocorrência foi apresentada no Distrito Policial Sede, onde a autoridade de plantão ratificou a prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, sequestro qualificado, desobediência e resistência. O criminoso permaneceu à disposição da Justiça.