Baixada Santista tem 16 praias impróprias para banho; todas de Santos estão na lista

Por Santa Portal em 29/09/2025 às 15:00

Carlos Nogueira/PMS
Carlos Nogueira/PMS

Com a previsão de temperaturas amenas e sol entre nuvens nos próximos dias, muitos moradores devem aproveitar as praias da Baixada Santista. Mas, segundo o último boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado na última quinta-feira (25), 16 praias estão impróprias para banho, número que compreende 22% de todas as praias da região monitoradas pelo órgão.

Ao todo, 16 praias da região receberam classificação de balneabilidade desfavorável. Em Santos, todas as sete praias monitoradas estão impróprias, o que inclui Ponta da Praia, Aparecida, Gonzaga e Embaré.

Em Praia Grande, seis praias receberam bandeira vermelha: Canto do Forte, Boqueirão, Aviação, Vila Tupi, Ocian e Vila Caiçara. Já em São Vicente, três pontos estão impróprias: Milionários, Gonzaguinha e Prainha.

Em Guarujá, a praia do Perequê, três trechos da Enseada (Estrada de Pernambuco, Avenida Atlântica e Rua Chile) e Pitangueiras, na altura da Avenida Puglisi, receberam classificação desfavorável. Mongaguá também registrou um ponto impróprio, na Praia de Vera Cruz.

Por outro lado, Itanhaém e Peruíbe apresentaram todos os trechos monitorados liberados para banho. Em Bertioga, apenas um local, na Enseada (Rua Rafael Costábile), foi considerado inadequado pela Cetesb.

Balneabilidade

De acordo com a Cetesb, quando corpos d’água contaminados por esgoto alcançam as praias, os banhistas ficam expostos a uma variedade de patógenos, como bactérias, vírus e protozoários. Crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido são os grupos mais vulneráveis.

As doenças relacionadas ao banho em águas impróprias geralmente não são graves, sendo a mais comum a gastroenterite (virose).

O parâmetro básico para classificação da balneabilidade das praias é a densidade de coliformes fecais, bactérias presentes em grande quantidade nas fezes humanas e animais. Segundo o órgão, alguns fatores podem influenciar na balneabilidade, como a existência de córregos afluindo no mar, condições da maré e ocorrência de chuvas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.