Vojvoda se emociona ao lembrar do pai fã de Pelé e projeta variações táticas no Santos
Por Santa Portal em 26/08/2025 às 13:46
O técnico Juan Pablo Vojvoda celebrou a chegada ao Santos, apesar da fase adversa no Campeonato Brasileiro. O argentino havia determinado uma pausa na carreira para cuidar da família, após ser demitido do Fortaleza – clube em que atuou por quatro anos e dois meses – no mês passado.
O treinador recebeu propostas de outros clubes, mas se emocionou ao explicar o motivo de assumir o que enxerga como o maior desafio da carreira. “É um orgulho para mim, para minha família e para o meu pai, que falava muito do Pelé”. Em outro momento da coletiva de apresentação, na tarde desta terça-feira (26), Vojvoda compartilhou uma conversa com seu irmão, que afirmou: “Nosso pai estaria orgulhoso” da decisão do técnico.
Após a apresentação oficial – acompanhada pelo executivo de futebol, Alexandre Mattos – Vojvoda comandará a equipe em atividade com bola pela primeira vez. Ele afirmou que “sabe que precisa vencer no domingo”, mas ponderou que ainda precisa conhecer o elenco para se adaptar aos jogadores e fazer o time funcionar.
“Não tenho uma ideia fixa. Variei muito o comportamento tático. Sou um treinador adaptável. Me adapto ao que tenho no elenco, primeiramente. Me adapto ao que pode acontecer na partida. Não quero colocar uma etiqueta em mim – treinador de posse, defensivo, que propõe o ataque ou que se adapta muito. Sou um treinador de futebol que procura rendimento”.
Vojvoda conta com Neymar como peça crucial nesse “jogo adaptativo”, podendo atuar em várias funções. O técnico definiu o camisa 10 do Peixe como um dos melhores do mundo e disse que há muito o que aprender com ele.
“Ele pode jogar em qualquer posição. É excepcional. Vamos conhecer os jogadores que compõem o elenco, entender onde podem render e quem pode ajudar. É um desafio para a minha carreira fazê-lo render. Não é um problema; a solução tem que vir de mim, com a ajuda dele. De 10, de 9… ele pode jogar. Ele quer a bola”.
Conta com Guilherme
O novo treinador alvinegro também comentou o momento delicado que vive Guilherme, abalado após sofrer ameaças da torcida devido ao desempenho abaixo do esperado. Vojvoda já treinou o atacante na época do Fortaleza e afirmou contar com o jogador, que não foi relacionado para o duelo contra o Bahia.
“Trabalhei com esses dois [Escobar e Guilherme]. Conto com eles. Vou tentar, como com todos, extrair o melhor rendimento. E não é por terem trabalhado comigo que vão jogar no domingo, necessariamente”, analisou. “É uma situação que não se vê apenas no Santos. Guilherme está afetado, é humano. Ele precisa ser forte, ter resiliência e saber que está em um grande clube. O torcedor se deixa levar pela paixão”, concluiu.