Veja quem o Santos vai enfrentar no Paulistão 2026 com “formato Champions”

Por Folha Press e Santa Portal em 12/11/2025 às 10:00

Raul Baretta/Santos FC
Raul Baretta/Santos FC

A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou nesta terça-feira (11), em evento realizado na Mercado Livre Arena Pacaembu, o funcionamento e os confrontos do Paulistão 2026, que terá na sua primeira fase um formato semelhante ao adotado atualmente na Champions League. O torneio começará no dia 11 de janeiro e a previsão de encerramento é no dia 8 de março.

O Santos enfrentará Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Bragantino, Novorizontino, Velo Clube, Guarani e Noroeste. Além destes times, o estadual contará também com Botafogo, Capivariano, Mirassol, Portuguesa, Ponte Preta, Primavera e São Bernardo.

Formato

O novo sistema, baseado em pontos corridos, surgiu em razão da redução de datas imposta pela CBF — as 16 rodadas das últimas edições passam, no ano que vem, a ser 11 (oito na primeira fase, uma nas quartas, uma na semifinal e uma na final). O formato do Paulistão 2026, segundo o presidente Reinaldo Carneiro Bastos, foi aprovado minutos antes do início da cerimônia.

Um time vai enfrentar todos os adversários do seu pote, além de cinco oponentes de chaves vizinhas. Não há grupos, e o sistema será de pontos corridos. A ordem dos jogos será definida posteriormente.

Quem está no Pote A encara todos os três times de sua chave, além de dois adversários do Pote B, dois adversários do Pote C e um adversário do Pote D. A lógica é a mesma para o Pote D.

Quem está no Pote B encara todos os três times de sua chave, além de dois adversários do Pote A, dois adversários do Pote D e um adversário do Pote C. A lógica é a mesma para o Pote C.

As oito equipes que mais pontuarem ao final das oito rodadas avançam às quartas de final. Os donos das duas piores campanhas neste cenário serão rebaixados para a Série A2.

Todos os clássicos envolvendo os quatro grandes serão disputados. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo jogarão, portanto, entre si.

Novidades

Além do novo formato, o Paulistão 2026 trará novidades diretamente ligadas à experiência em campo. A partir da próxima edição, todos os jogos terão parada para hidratação: serão dois minutos no primeiro tempo e dois minutos no segundo, garantindo melhores condições físicas aos atletas para o melhor espetáculo. A medida foi debatida e aprovada pelos treinadores, capitães e executivos de todos os clubes do Paulistão, em reunião com Mauro Silva, Vice-Presidente da FPF. 

Ainda a pedido dos profissionais da área técnica dos clubes, a FPF também implantará uma ofensiva por mais tempo de bola rolando: a Comissão de Arbitragem da FPF atuará junto aos árbitros, assistentes e VAR  ações para agilizar os reinícios da partida, menor tolerância para situações de simulações e cera e reposição de tempo para aumentar o tempo de jogo.

De acordo com o presidente, as medidas reforçam o histórico DNA inovador da FPF, que em 2025 já havia sido pioneira na implementação do Sistema Multiball – agilizando a reposição de bola e aumentando o tempo de jogo efetivo – e na utilização da câmera no árbitro, aproximando o torcedor ainda mais da dinâmica da partida e das decisões da arbitragem.

Em 2026, a competição chegará ao quinto ano no modelo multiplataforma, com Record TV, TNT Sports (TNT e HBO Max) e YouTube CazéTV, que transmitirão os jogos ao vivo. A Record e o YouTube, na CazéTV, transmitirão 19 partidas da competição (Final, 2 jogos de semifinal, 2 jogos de quartas de final, 14 jogos da primeira fase, incluindo 4 clássicos). 

A TNT Sports passará a exibir, a partir de 2026, todos os jogos do Paulistão. Todas as partidas do torneio serão transmitidas pela plataforma de streaming HBO Max, enquanto duelos selecionados serão exibidos pelo canal TNT (TV Fechada). Nas plataformas digitais, a TNT Sports seguirá trazendo todos os melhores momentos, entrevistas, conteúdos especiais e interatividade.

Quem seu time vai encarar

  • Botafogo-SP: Capivariano, Noroeste, Primavera, Guarani, Velo Clube, Novorizontino, Bragantino e Palmeiras
  • Bragantino: Novorizontino, Mirassol, São Bernardo, Velo Clube, Noroeste, Botafogo, Corinthians e Santos
  • Capivariano: Botafogo, Noroeste, Primavera, Ponte Preta, Portuguesa, São Bernardo, Mirassol e Corinthians
  • Corinthians: Palmeiras, São Paulo, Santos, São Bernardo, Bragantino, Ponte Preta, Velo Clube e Capivariano
  • Guarani: Ponte Preta, Portuguesa, Velo Clube, Primavera, Botafogo, Novorizontino, Santos e Palmeiras
  • Mirassol: Bragantino, Novorizontino, São Bernardo, Capivariano, Primavera, Portuguesa, Palmeiras e São Paulo
  • Noroeste: Botafogo, Capivariano, Primavera, Velo Clube, Ponte Preta, São Bernardo, Bragantino e Santos
  • Novorizontino: Bragantino, Mirassol, São Bernardo, Primavera, Botafogo, Guarani, Santos e Palmeiras
  • Palmeiras: Corinthians, Santos, São Paulo, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Portuguesa e Botafogo
  • Portuguesa: Guarani, Ponte Preta, Velo Clube, Capivariano, Primavera, Mirassol, Palmeiras e São Paulo
  • Ponte Preta: Guarani, Portuguesa, Velo Clube, Noroeste, Capivariano, São Bernardo, São Paulo e Corinthians
  • Primavera: Botafogo, Capivariano, Noroeste, Guarani, Portuguesa, Mirassol, Novorizontino e São Paulo
  • São Bernardo: Bragantino, Mirassol, Novorizontino, Capivariano, Noroeste, Ponte Preta, Corinthians e São Paulo
  • São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Santos, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera
  • Velo Clube: Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Botafogo, Noroeste, Bragantino, Corinthians e Santos

Divisão dos potes

Pote A: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos
Pote B: Bragantino, Novorizontino, Mirassol e São Bernardo
Pote C: Guarani, Ponte Preta, Portuguesa e Velo Clube
Pote D: Botafogo, Capivariano, Noroeste e Primavera

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.