Santos cresce e desempenho nas últimas 10 rodadas colocaria time na Libertadores

Por Santa Portal em 12/08/2025 às 05:00

Raul Baretta/Divulgação Santos FC
Raul Baretta/Divulgação Santos FC

A vitória de virada sobre o Cruzeiro, no último domingo (10), no Mineirão, consolidou a reação do Santos dentro do Campeonato Brasileiro. Nas últimas 10 rodadas da competição, o Peixe tem o sexto melhor desempenho, condição essa que levaria o time santista a conquistar uma vaga na pré-Libertadores.

O clube praiano soma 16 pontos em nove partidas – o clássico contra o Palmeiras, válido pela 13ª rodada, foi adiado pela CBF atendendo a um pedido da diretoria alviverde. Com cinco vitórias, um empate e três derrotas, a equipe alvinegra possui 59,26% de aproveitamento neste período. Os dados são do Departamento de Matemática da UFMG (veja abaixo).

O rendimento santista é superior, por exemplo, ao do São Paulo, que somou os mesmos 16 pontos, mas não tem nenhum jogo a menos. Nesse recorte, o aproveitamento do Tricolor Paulista é de 53,3%.


Foto: Reprodução/UFMG

Se apenas o período após a disputa do Mundial de Clubes da Fifa fosse considerado, o Santos também estaria bem colocado. Com dez pontos conquistados em seis partidas, o Peixe tem o nono melhor rendimento neste período.

Com três vitórias, um empate e duas derrotas, os santistas registram um aproveitamento de 55,6%. Esse desempenho colocaria o Alvinegro Praiano na zona da Sul-Americana, mas em condições de lutar por uma vaga na próxima Copa Libertadores.

Na classificação geral, o Santos ocupa a 14ª posição, com 21 pontos, sete atrás do Mirassol, que é o sexto colocado. Em relação ao Z4, o Peixe abriu cinco pontos de distância para o Vasco, que é o 17º colocado, abrindo a zona do rebaixamento.

Os santistas voltam a campo justamente contra o Vasco, no próximo domingo (17), às 16h, no Morumbis. O confronto será válido pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do segundo turno do campeonato.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.