Prefeitura aprova nova arena do Santos com revitalização do bairro da Vila Belmiro
Por Rodrigo Cirilo em 08/08/2025 às 14:06
Representantes da Prefeitura de Santos, do Santos FC, da WTorre e outras autoridades celebraram, na manhã desta sexta-feira (8), a aprovação do projeto de construção da nova arena do Alvinegro Praiano, que inclui a revitalização do bairro da Vila Belmiro. O anúncio oficial do modelo do estádio, com capacidade para até 30 mil torcedores, ocorreu na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal.
O presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, destacou que o potencial turístico da Vila Belmiro – que já conta com o Memorial das Conquistas, por exemplo – será maximizado como um dos grandes atrativos do setor no Estado. A arena terá caráter multiuso, com espaço para eventos sociais e culturais, além dos jogos do clube. De acordo com o mandatário alvinegro, o projeto é imprescindível.
“O Santos entregará um equipamento que será modelo, referência e um orgulho para todos os santistas e todos os brasileiros. É um projeto no nível dos grandes estádios do futebol mundial”, afirmou. “Nós não podíamos admitir que a Vila Belmiro permanecesse da forma como está. Apesar de bonita, a estrutura atual não acompanha a modernização dos grandes clubes”, ponderou.
O investimento total para a realização das obras deve girar em torno de R$ 700 milhões. A construção da nova arena do Santos será iniciada somente após a arrecadação dessa quantia. Para isso, será iniciada a fase de vendas de cadeiras, processo considerado essencial para a captação de receitas destinadas à reforma do estádio.
Teixeira informou que uma coletiva de imprensa deverá ser convocada em breve para anunciar as datas das vendas. Vale ressaltar que, em um cenário otimista, WTorre e Santos pretendem iniciar as obras ainda em 2025, conforme discutido em audiência pública.
Valorização do bairro
O prefeito Rogério Santos (Republicanos) enfatizou que o projeto está inserido em uma região cercada por vias importantes e que toda a execução será de responsabilidade do Santos FC e da WTorre. Isso inclui calçadas acessíveis, rede semafórica, instalação de câmeras de segurança e a transformação de ruas em boulevards, o que contribuirá para a valorização do bairro, incluindo bares e locais de entretenimento.
“A Vila Belmiro é conhecida mundialmente por conta do Santos. Todos que moram nas redondezas têm o estádio como parte da dinâmica do seu dia a dia. É provavelmente o equipamento mais importante, ao lado das escolas”, disse.
O chefe do Executivo também agradeceu a colaboração do Legislativo, para a adequação de algumas leis que viabilizaram o projeto. “Agradecemos aos vereadores pela colaboração e entendimento da importância da arena para a região. Todas as medidas compensatórias e mitigatórias de um projeto construído a várias mãos, com a expertise do clube, da WTorre e de técnicos da Prefeitura, visam à melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro Vila Belmiro, que vive em função do Santos”.
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), por sua vez, concluiu que a permanência do clube em Santos é fundamental, e que a aprovação do projeto representa um “passo importante”. De acordo com o ex-prefeito, à medida que o clube se fortalece na região, a cidade e toda a Baixada Santista ganham projeção internacional.
“Sensação de dever cumprido. Esse projeto garante não só o patrimônio do clube, mas também potencializa a cidade de Santos, pois o clube é seu maior cartão de visitas. O Santos pode e deve jogar em vários palcos, mas nasceu e sempre foi daqui. É fundamental ter um estádio à altura de sua história”.