Estátua do Rei Pelé é inaugurada no Píer do Casqueiro, em Cubatão; VÍDEO

Por Santa Portal em 20/09/2025 às 07:00

Secom Cubatão/Rafael Oliveira
Secom Cubatão/Rafael Oliveira

Com a presença de oito ex-jogadores que marcaram época no time do Santos, o Píer do Casqueiro em Cubatão, na Baixada Santista, recebeu na tarde desta sexta (19) a estátua de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

O evento contou com a presença do prefeito César Nascimento e sua vice Andrea Castro, secretários municipais, vereadores e parte da torcida jovem de Cubatão, Santos e São Vicente. Para prestigiar a imagem artística do maior ídolo santista da história vieram Clodoaldo, Pepe, Lalá, Edu, Manoel Maria, Negreiros, Sérgio e Adiel, que é de Cubatão. Desses 8, os seis primeiros jogaram com o Atleta do Século que, muito mais do que um jogador de futebol, foi um símbolo da genialidade brasileira, do talento que transcendeu o esporte e uniu gerações em torno de um só sentimento: o orgulho de ser brasileiro.

“Neste momento especial, celebramos a história de Edson Arantes do Nascimento, o nosso eterno Rei Pelé, com a inauguração de uma estátua em sua homenagem, o que para nós tem um significado muito grande, especialmente pela ligação que ele teve com Cubatão e pela história vencedora que o mundo conhece.  É uma honra para todos nós recebermos vocês aqui, essa turma de jogadores talentosos e que a história de cada um já é mais do que especial. E para mim é duplamente satisfatório, por ser prefeito e também por ser torcedor santista, o que torna esse momento ainda mais especial. Obrigado ao pela presença de todos vocês, grandes nomes do futebol brasileiro”, enfatizou César Nascimento.

A estátua do Rei Pelé, inaugurada hoje em Cubatão, no Píer do Casqueiro, foi restaurada e teve o seu interior reforçado pelo artista que fez o modelo original: senhor Luiz Garcia Jorge, 94 anos, um espanhol que veio para o Brasil nos anos 60. O artista utilizou três materiais para a construção da arte: Resina, Poliéster e Fibra de Milho. A estátua tem 1,70m de altura e mostra o Atleta do Século com a bola de futebol no pé. É a mesma estátua que estava antes no interior do Centro Esportivo Romerão e havia sido inaugurada em 2009.

Após ser retirada para restauração, foi instalada em novo local para que mais pessoas possam ter acesso, daí a Prefeitura ter escolhido o Píer do Casqueiro, cartão-postal do município. “É uma satisfação enorme para o esporte e para cultura cubatense receber em nossa cidade essa turma de ex-atletas que jogaram ou tiveram o prazer de conhecer o Pelé. São esportistas que tanta alegria deram não apenas para a torcida do Santos como para o Brasil inteiro jogando pela Seleção. Que essa peça artística aqui traga à memória aos amantes do esporte o que Pelé representou para o futebol inspirando gerações, o nosso eterno camisa 10, que levou o nome do Brasil para o mundo”, afirmou o prefeito.

“Quando homenageamos Pelé, estamos homenageando indiretamente todos vocês, lendas do esporte. Quero reverenciar o Atleta do Século e a todos vocês que fizeram do futebol, uma arte “, complementou a vice-prefeita Andrea Castro, declarada torcedora santista.

A ligação de Pelé com a cidade de Cubatão começou quando Edson Arantes do Nascimento tinha apenas 15 anos, ainda era chamado Gasolina. Teve um breve período de estudo e residência em Cubatão. Entrou em campo pela equipe amadora do Santos para enfrentar o time Cubatense, Comercial Futebol Clube, um dos melhores times do estado e vice-campeão amador do interior paulista. Naquele gramado simples nascia Pelé, o futuro Rei do Futebol, neste seu último jogo como amador, antes de se profissionalizar pelo Santos e conquistar o mundo. Anos depois, Pelé voltou a Cubatão, já consagrado como ícone mundial. Fez uma palestra motivacional, inaugurou essa mesma estátua em sua homenagem, há 16 anos, e compartilhou sua trajetória com a comunidade.

Impressão do grupo de atletas

Coube ao ex-ponta-direita Manoel Maria falar em nome da turma de colegas presentes durante a inauguração da estátua. “Faço parte de um grupo de ídolos do futebol  que me deixa muito orgulhoso. Todos eles são referência para mim como atletas excelentes que foram e como seres humanos formidáveis, sendo exemplos para atletas da época e dos tempos atuais.  Posso dizer em nome deles que é sempre uma honra virmos em Cubatão especialmente para fazer parte desse momento histórico para a cidade e também para nós, que tivemos o prazer de conviver ou de jogar com esse, como diz o Pepe, ‘ser de outro planeta’. Muito obrigado pela sempre calorosa acolhida do povo cubatense conosco. Quero também parabenizar a Administração por este lugar maravilhoso, cenário lindo que, com certeza, merece ser visitado”, expressou Manoel Maria, que em seguida recebeu do prefeito cubatense uma placa em miniatura simbolizando o momento.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.