Como Santos definiu Cleber Xavier como novo treinador
Por Lucas Musetti Perazolli/Folhapress em 30/04/2025 às 10:00

O Santos surpreendeu ao contratar Cleber Xavier, ex-auxiliar de Tite, para sua primeira experiência como treinador em carreira solo.
O Peixe vasculhou o mercado por duas semanas, ouviu alguns “não” e resolveu ser criativo na escolha do substituto de Pedro Caixinha. A negociação por Cleber Xavier durou poucas horas nesta segunda-feira (28) e foi aprovada pelo CEO Pedro Martins.
Tite sempre foi o preferido do Peixe e, sem ele, o Santos decidiu apostar no seu “sucessor”. Cleber trabalhou com Tite por 24 anos.
A diretoria santista crê que Cleber Xavier pode refletir a metodologia vencedora de Tite com o frescor da primeira experiência como treinador da carreira. O clube da Vila Belmiro colheu ótimas referências sobre ele.
A decisão ficou mais confortável para o Santos por causa de outros dois reforços. Chegarão também o filho e ex-auxiliar de Tite, Matheus Bachi, e o preparador físico Fabio Mahseredjian, fiel escudeiro de Tite na seleção e Corinthians.
A comissão é bem vista por Neymar. Todos se davam muito bem com o astro na seleção brasileira. A movimentação foi bem avaliada por César Sampaio, auxiliar e atual interino do Santos. César sonhou com a efetivação, porém, entendeu que Cleber tem mais experiência e o ajudará. Sampaio também foi parceiro de Tite. A comissão também contará com o auxiliar Vinicius Marques Oliveira.
O Santos aposta em Cleber Xavier como solução imediata, mas não deixa de sonhar com Tite no futuro. Tite trata de problemas de saúde e poderia aceitar um possível convite do Santos quando recuperado.
Contrato sem risco
O Santos assina com Cleber Xavier apenas até dezembro, com multa rescisória baixa. A cláusula de rescisão de Pedro Caixinha era de quase R$ 16 milhões.
O salário será bem menor em relação a Caixinha e outros treinadores recentes. O acordo possui cláusula de renovação em caso de metas atingidas.
Ele já comanda o Santos nos treinamentos e deve dirigir o time contra o CRB. O duelo ocorrerá na quinta-feira, pela Copa do Brasil.
Tentativas frustradas
O Santos discutiu vários nomes até chegar em Cleber Xavier. As duas semanas foram longas. O Peixe ouviu “não” de Tite, Dorival Júnior, Luis Castro e Jorge Sampaoli. Sampaoli foi quem esteve mais perto.
O clube também fez tentativas em vão por André Jardine e Thiago Motta. Ambos agradeceram e não avançaram nas negociações. Outros nomes foram cogitados, mas descartados pelo próprio Santos. Foram os casos de Emiliano Díaz e Tata Martino.
Com a derrota para o Red Bull Bragantino e a decisão de não efetivar César Sampaio, o Peixe resolveu agir. E Cleber Xavier pintou como a opção que dividiu menos as opiniões.