Forte cheiro assusta moradores na Ponta da Praia, em Santos
Por Santa Portal em 16/12/2025 às 10:00
Moradores dos canais 5 e 6 em Santos, no litoral de São Paulo, sentiram um cheiro forte na madrugada desta terça-feira (16). Havia a suspeita que o odor fosse causado por vazamento de gás, porém a causa foi o descarregamento de sulfato de amônia em um terminal de Guarujá.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2h10, na Rua Cyro de Athayde Carneiro, no bairro Ponta da Praia.
Equipes dos bombeiros chegaram rapidamente ao local e se depararam com uma equipe da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) realizando manobras de manutenção no local.
Os bombeiros informam também que a origem do forte odor de gás ainda é desconhecida.
Procurada pelo Santa Portal, a Comgás negou que tenha ocorrido um vazamento. A Companhia informa que na madrugada desta terça recebeu chamados sobre cheiro de gás na região da Ponta da Praia, em Santos. “Nossa equipe avaliou a rede de distribuição de gás e constatou que não há vazamento na região e que o cheiro não é característico de gás encanado”, diz a nota.
“A Companhia segue à disposição das autoridades competentes para oferecer qualquer suporte, sempre priorizando a segurança de todos”, completou a Comgás em seu comunicado.
Causa foi navio com amônia
A Autoridade Portuária de Santos (APS) determinou, nesta quarta-feira (17), a paralisação da operação de um navio que estava descarregando sulfato de amônia em um terminal de Guarujá, no litoral de São Paulo.
A decisão da APS foi tomada após moradores de bairros de Santos reclamarem sobre um cheiro forte nos últimos dias, semelhante a gás, que teria causado mal-estar em várias pessoas.
“Em investigação conjunta com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Autoridade Portuária de Santos (APS) identificou que o odor percebido em Santos pela população foi causado pela descarga de sulfato de amônia gerada por um navio no Terminal Marítimo de Guarujá (Termag). A operação foi suspensa”, diz a nota da Autoridade Portuária enviada ao Santa Portal.
De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), foi identificado “que o odor percebido em Santos pela população foi causado pela descarga de sulfato de amônia gerada por um navio no Terminal Marítimo de Guarujá”.