Forte cheiro assusta moradores na Ponta da Praia, em Santos

Por Santa Portal em 16/12/2025 às 10:00

Reprodução/Google Street View
Reprodução/Google Street View

Moradores dos canais 5 e 6 em Santos, no litoral de São Paulo, sentiram um cheiro forte na madrugada desta terça-feira (16). Havia a suspeita que o odor fosse causado por vazamento de gás, porém a causa foi o descarregamento de sulfato de amônia em um terminal de Guarujá.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2h10, na Rua Cyro de Athayde Carneiro, no bairro Ponta da Praia.

Equipes dos bombeiros chegaram rapidamente ao local e se depararam com uma equipe da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) realizando manobras de manutenção no local.

Os bombeiros informam também que a origem do forte odor de gás ainda é desconhecida.

Procurada pelo Santa Portal, a Comgás negou que tenha ocorrido um vazamento. A Companhia informa que na madrugada desta terça recebeu chamados sobre cheiro de gás na região da Ponta da Praia, em Santos. “Nossa equipe avaliou a rede de distribuição de gás e constatou que não há vazamento na região e que o cheiro não é característico de gás encanado”, diz a nota.

“A Companhia segue à disposição das autoridades competentes para oferecer qualquer suporte, sempre priorizando a segurança de todos”, completou a Comgás em seu comunicado.

Causa foi navio com amônia

A Autoridade Portuária de Santos (APS) determinou, nesta quarta-feira (17), a paralisação da operação de um navio que estava descarregando sulfato de amônia em um terminal de Guarujá, no litoral de São Paulo.

A decisão da APS foi tomada após moradores de bairros de Santos reclamarem sobre um cheiro forte nos últimos dias, semelhante a gás, que teria causado mal-estar em várias pessoas.

“Em investigação conjunta com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Autoridade Portuária de Santos (APS) identificou que o odor percebido em Santos pela população foi causado pela descarga de sulfato de amônia gerada por um navio no Terminal Marítimo de Guarujá (Termag). A operação foi suspensa”, diz a nota da Autoridade Portuária enviada ao Santa Portal.

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), foi identificado “que o odor percebido em Santos pela população foi causado pela descarga de sulfato de amônia gerada por um navio no Terminal Marítimo de Guarujá”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.