Setor de franquias cresce mais de 21% no segundo trimestre em Santos

Por Santa Portal em 18/09/2025 às 16:00

Reprodução
Reprodução

O franchising (franquias empresariais) brasileiro acelerou seu crescimento no segundo trimestre deste ano. Os dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que o setor cresceu 21% em Santos no segundo semestre.

No país inteiro, o franchising teve uma alta nominal de 14,2% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo o valor de R$ 69,9 bilhões. “O resultado do trimestre mostra mais uma vez o dinamismo e a constante evolução do franchising no Brasil. O setor de franquias tem alta capacidade de transformar ideias em negócios e promover o crescimento coletivo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do País”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

O franchising vem crescendo ano após ano e o resultado do trimestre está em linha com a combinação de alguns fatores positivos da economia, tais como a elevada taxa de emprego e o aumento da massa salarial (*). Nos gráficos abaixo é possível acompanhar o crescimento no trimestre (+14,2%), no semestre (+11,6%) e nos últimos 12 meses (+14,45).

Faturamento cresce em todos os segmentos

Todos os segmentos listados pela ABF tiveram variação positiva em seu faturamento no período analisado. Entre os que se destacaram, Alimentação – Comercialização e Distribuição (+44,0%) foi impulsionado pela sazonalidade da Páscoa, com o aumento no consumo de chocolates e maior procura por produtos de alto valor agregado. O fortalecimento dos mercados autônomos, lojas de conveniência, cafeterias também contribuíram para esse resultado.

Entretenimento e Lazer (+15,7%) segue beneficiado pelo aumento da renda real das famílias, pela mudança de comportamento gerada no pós-pandemia, pelo avanço de experiências digitais e imersivas e atividades indoor como, por exemplo, espaços de trampolim em shopping centers.

Já o segmento de Limpeza e Conservação (+15,4%) foi impactado pelo aumento do serviço de lavanderias de autoatendimento, que vai ao encontro das necessidades atuais da população, impactada com a redução no espaço das moradias, queda na mão de obra doméstica, entre outros fatores comportamentais das populações mais jovens.

Na sequência, também se destacaram os segmentos de Alimentação Food Service (14,2%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (12,5%), Serviços e Outros Negócios (11,5%), Moda e Serviços Automotivos (11,4%).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.