Serviço de necropsia será retomado a partir da próxima segunda-feira no IML de Santos

Por Santa Portal em 16/08/2025 às 06:00

Raimundo Rosa/Arquivo Prefeitura de Santos
Raimundo Rosa/Arquivo Prefeitura de Santos

O Instituto Médico Legal (IML) de Santos, no litoral de São Paulo, deverá retomar os serviços de necropsia a partir da próxima segunda-feira (18).

Segundo o deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP), ele recebeu na última quinta-feira (14) a confirmação do secretário de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite (PP-SP), sobre a retomada dos trabalhos no IML de Santos. As atividades no equipamento estavam paralisadas desde o início deste mês e realizadas de maneira emergencial em Praia Grande.

Em contato direto com Derrite no início desta semana, o parlamentar do PL-SP reforçou com o membro do primeiro escalão do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) a importância da manutenção de equipamentos essenciais para o andamento dos trabalhos no IML santista. No local, foram reformados os exaustores e a câmara fria para necropsia.

Inaugurado em 2024, o IML de Santos (Rua Bernardo Browne, 122 – Estuário) atende toda a Baixada Santista, sendo responsável pela avaliação de corpos e determinar a causa e o modo da morte, além de analisar a presença de doenças e/ou de lesões. O procedimento é crucial em Medicina Legal e Forense no esclarecimento de mortes suspeitas, acidentais ou naturais. De acordo com Coimbra, em 2020, a antiga unidade do IML, no Saboó, já havia sido fechada por força de problemas estruturais.

Além da retomada das atividades de necropsia no IML de Santos, o deputado bolsonarista também solicitou à Superintendência de Polícia Técnico-Científica, via Derrite, a averiguação dos equipamentos, sobretudo os que passaram por recente intervenção, a fim de evitar intercorrências que possam impactar negativamente o atendimento:

“Santos é ‘a capital’ da Baixada Santista. A população não pode depender apenas do IML da Praia Grande, pois é caminho distante – são quase 32 quilômetros a serem percorridos. Logo, ocorre demora na avaliação dos corpos, na liberação. Isso prejudica famílias inteiras enlutadas e que estão às voltas com as últimas homenagens ao ente querido. Fico satisfeito pelo fato de o Estado ter tido sensibilidade em entender a demanda e retomar as atividades do IML em Santos”, disse Coimbra.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.