Seis aves são furtadas do Orquidário de Santos durante invasão na madrugada
Por Santa Portal em 24/06/2025 às 10:00

Seis aves foram furtadas, na madrugada deste domingo (22), do Hospital Veterinário do Orquidário de Santos, localizado na Praça Washington, no bairro José Menino. A Polícia Civil investiga elementos que indicam uma invasão planejada.
Ao todo, foram furtados dois gaviões, dois papagaios, uma maritaca e um falcão, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam) da Prefeitura de Santos. Além disso, a pasta está trabalhando no reparo dos locais arrombados, no reforço das telas de proteção, instalação de novas concertinas e ampliação dos pontos de iluminação.
Segundo o boletim de ocorrência, o responsável pelo espaço relatou que uma luva de manejo animal e uma faca foram encontradas dentro de uma sala que estava trancada, possivelmente acessada por uma janela, o que levanta a suspeita de que os itens tenham sido usados para cometer o crime.
Dias antes, uma estagiária havia notado a presença de adolescentes tirando fotos de áreas restritas do Orquidário, o que também chamou atenção dos funcionários e agora é analisado pelos investigadores.
A administração municipal informou que o Orquidário conta com um sistema de videomonitoramento integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura, e a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza rondas no local. As imagens relevantes ao caso serão cedidas às autoridades policiais.
O crime foi registrado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo como furto e está sendo investigado pelo 7º Distrito Policial da cidade.
Furtos anteriores no mesmo local
Essa não foi a primeira vez que o Orquidário foi alvo de criminosos. Em dezembro de 2024, entre a noite do dia 12 e a madrugada do dia 13, um papagaio e três saguis foram furtados enquanto o parque estava fechado ao público.
Na ocasião, a ausência dos animais foi percebida pelos tratadores na manhã de domingo, por volta das 9h. Os bichos furtados possuíam anilhas e microchips para identificação, o que facilitou a localização.