Santos terá 14 minutos de queima de fogos para receber o Ano Novo

Por Santa Portal em 19/12/2025 às 15:00

Arquivo/Divulgação Prefeitura de Santos
Arquivo/Divulgação Prefeitura de Santos

Santos anunciou que a virada do ano será marcada por um espetáculo de 14 minutos de fogos de artifício. Além disso, um show do cantor Guilherme Arantes vai marcar a festa de Réveillon, em palco montado próximo ao canal 2.

De acordo com a Prefeitura, os fogos serão distribuídos em 10 balsas posicionadas a cerca de 400 metros da faixa de areia. Essa disposição foi montada pensando em garantir a segurança do público, proporcionando uma melhor visão do espetáculo.

A expectativa da Administração Municipal é que o Réveillon 2026 leve um milhão de pessoas, entre moradores da Cidade e turistas, para acompanharem o show pirotécnico na orla da praia.

Fogos de artifício

Seguindo o padrão dos principais espetáculos internacionais, os fogos serão sincronizados e acionados via satélite. Os artefatos estarão distribuídos em dez balsas ancoradas ao longo da orla a aproximadamente 400 metros da areia, assegurando tranquilidade e segurança ao público. 

De baixo ruído, conhecidos como ‘fogos de vista’, priorizam os efeitos visuais e garantem maior conforto sonoro. O arranjo das balsas permitirá que todo o público ao longo dos 7 km de extensão da praia visualize o show completo, que terá uma composição contínua e equilibrada no horizonte. 

“Estamos planejando para a virada do ano um show belíssimo. Também começamos, a partir de meia noite, a comemoração de 480 anos da nossa Cidade”, afirmou o prefeito Rogério Santos, salientando que a expectativa para o ano-novo é receber 1 milhão de pessoas, mas sem o registro de nenhuma ocorrência- como tem ocorrido nos últimos anos.

O espetáculo incorporará artefatos de nova geração, selecionados para reforçar o impacto visual e a definição dos desenhos no céu. Entre os principais destaques, efeitos com tempo de permanência ampliado, favorecendo a leitura das cenas; cores intensas, com transições bem definidas, e aberturas amplas, pensadas para grandes distâncias de observação.  Ao longo da apresentação, o público também acompanhará cenas tridimensionais e desenhos geométricos. 

A trilha sonora baseada na história da Cidade estará sincronizada com os fogos, com músicas de artistas nacionais e internacionais que têm relação com Santos, além das ‘pratas da casa’. 

Quem não puder participar pessoalmente, poderá acompanhar uma transmissão ao vivo realizada pelas redes sociais da Prefeitura (Youtube e Instagram), com todos os detalhes da queima. 

“É a segunda maior queima de fogos do nosso País, com a mesma tecnologia utilizada em grandes shows e grandes centros do mundo inteiro”, explica o secretário de Cultura, Rafael Leal. “Começamos as celebrações dos 480 anos com uma trilha sonora especial nas tendas e no palco principal, mas também com imagens alusivas. Em diversos momentos do show pirotécnico, diversas mensagens vão ser passadas”, garantiu.

Antes dos fogos, a partir das 22h, o show de Guilherme Arantes marcará a despedida de 2025. O cantor de 72 anos e cinco décadas de carreira, um dos nomes mais consagrados da música brasileira, apresentará os seus maiores sucessos para o público, com canções como Cheia de Charme, Meu Mundo e Nada Mais, Brincar de Viver, Coisas do Brasil, Amanhã e Planeta Água.


Foto: Divulgação

Se a apresentação será uma das últimas que a Cidade viverá neste ano, para o cantor marca o começo de uma nova empreitada. O show inédito será o primeiro da turnê que celebrará os seus 50 anos de carreira por todo o Brasil.

A programação não conta apenas com a apresentação principal. Haverá música nas três Tendas de Verão, instaladas nas praias da Pompeia, Gonzaga e Boqueirão. As atrações vão das 20h às 2h, com os grupos Expresso (Pompeia), Johny Brazilian Band (Gonzaga) e Carol Andrade e Banda (Boqueirão).

Já após a queima de fogos, o palco principal da Praia do Gonzaga recebe a Banda Feel Good e convidados, mantendo o clima de celebração até a madrugada.

Para a virada, Santos contará com a mobilização de cerca de 1,5 mil profissionais, entre guardas civis municipais, policiais militares, funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Samu, além das equipes de retaguarda e limpeza. 

A operação no ano-novo também terá apoio das mais de três mil câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura, que funciona no Paço Municipal. 

A Guarda Civil Municipal (GCM) trabalhará em patrulhamento constante e ostensivo em toda a orla, incluindo a faixa de areia, calçadão e jardim. Uma frota de viaturas, motos e quadriciclos garantirá que as ações preventivas auxiliem na segurança da festa.

A operação terá apoio das polícias Civil e Militar e contará também com drone da GCM e três da PM, que transmitirão imagens em tempo real, auxiliando em todas as ações. Juntando todo o efetivo da Guarda e da Polícia Militar, serão mais de 500 agentes e 70 viaturas na segurança.

“Estaremos acompanhando toda a movimentação da orla, mas, também, atendendo com o patrulhamento preventivo nas ruas próximas da praia para proporcionar segurança para as pessoas se deslocando de suas residências”, explica o secretário de Segurança, Flávio de Brito Júnior.

Importante aliado para a realização do evento, o papel do CCO vai além da segurança. “Não só o time acompanhará todas as atividades, para que a gente possa manter essa estrutura de segurança, como também estaremos com o monitoramento para o início da operação de limpeza”, destaca o secretário de Governo, Fábio Ferraz.

Além disso, a equipe do CCO monitorará o clima durante o dia, para a prevenção de riscos. “Se houver alguma intempérie, com certeza teremos previamente essas condições sendo diagnosticadas”, completa o secretário.

A partir das 9h do dia 31 e até as 6h de 1º de janeiro, ficará proibido o estacionamento de veículos na avenida da orla (sentido José Menino/Ponta da Praia), entre os canais 3 e 5. A proibição valerá também para as alamedas de acesso à faixa de areia, entre a Alameda Rivaldo Justo e o canal 6. 

No dia 31, a avenida da orla (sentido José Menino/Ponta da Praia), entre o canal 1 e a Rua Carlos de Campos, será bloqueada a partir das 21h, para segurança no acesso do público à praia. Já a partir das 23h, também o sentido oposto do mesmo trecho será fechado para veículos.

A liberação da via ocorrerá até as 5h do dia 1º, de acordo com o movimento de público na orla. No dia 31, o acesso de veículos do comércio ambulante e barracas à faixa de areia será permitido somente entre 6h e 8h.

Nos dias 29 e 30, equipes da CET vão distribuir folhetos em edifícios e afixar também em veículos na orla e vias internas com informações sobre os horários da Operação Réveillon e outras orientações. Também serão colocadas faixas e painéis previamente ao longo da orla para aviso sobre os bloqueios e as rotas alternativas.

Durante toda a operação, agentes de trânsito estarão posicionados para garantir o cumprimento das restrições, a segurança do público no acesso à praia e, ainda, monitorar o tráfego nas rotas alternativas sinalizadas. Para isso, a CET vai mobilizar quase 100 profissionais atuando em campo, a pé e em veículos, em regime escalonado.

Serão 31 veículos em uso. O CCO também estará reforçado no período, com nove profissionais da empresa se revezando para monitorar o trânsito na orla e na Cidade. “O monitoramento é constante, sempre em parceria com a Secretaria de Segurança e com a Polícia Militar, para garantir a segurança de todos”, afirmou o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves.


Foto: Isabela Carrari/Arquivo Prefeitura de Santos

Os quiosques e as barracas credenciadas pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes) com autorização para funcionar após 19h do dia 31 de dezembro poderão operar até 3h30 de 1º de janeiro de 2026, com o uso de aparelhos de som ou instrumentos musicais permitido até as 3h.

O horário de funcionamento do comércio ambulante na orla será ampliado até 22h do dia 31 de dezembro de 2025. Como medida de segurança, será proibida a venda de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro pelos quiosques a partir das 21h de 31 de dezembro.

Para reduzir riscos de acidentes causados por cacos de vidro, o fornecimento e a comercialização de recipientes de vidro pelo comércio ambulante está proibido durante a Operação Verão 2025/2026, que segue até 20 de fevereiro.

“Embora seja uma tradição as pessoas levarem champanhe e bebidas para a praia, a nossa recomendação é não incentivar as pessoas a levarem as garrafas. Que elas façam a comemoração e deixem para estourar o champanhe em casa”, recomenda o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos.

Também está vedada a utilização, na faixa de areia e na orla, de qualquer inflamável ou pirotécnico.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.