Santos ganha unidade para realização de exames de DNA gratuitos
Por Santa Portal em 01/09/2025 às 07:00
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, inaugura nesta segunda-feira (1º) sua 22ª unidade própria de atendimento, no Fórum de Santos, no Centro. O foco principal da nova estrutura é a realização de exames de DNA gratuitos em ações vinculadas à Justiça Gratuita, especialmente em casos de investigação de paternidade.
A nova unidade funcionará com duas salas de 27 m² cada, uma para recepção e outra exclusiva para coleta de material biológico. A capacidade diária de atendimento varia de 25 a 30 pessoas. No dia da inauguração, estão previstas coletas de material genético de dez famílias – cinco durante a manhã e cinco à tarde.
Funcionários do Tribunal de Justiça atuarão no local, prestando apoio na recepção e no encaminhamento dos atendimentos. O suporte administrativo será coordenado por Adriane Monteiro Lopes Victal e Roberto Alves Junior.
Com a nova unidade, o Imesc amplia sua rede descentralizada de serviços no Estado de São Paulo. A descentralização busca aproximar a população dos serviços periciais, oferecendo mais agilidade em casos de investigação de paternidade e garantindo o acesso aos direitos civis, como pensão alimentícia, herança e reconhecimento legal.
A última ação do Imesc em Santos havia ocorrido em junho, por meio do programa itinerante “Imesc Vai Até Você”, que realizou 248 exames de DNA gratuitos e beneficiou cerca de 990 pessoas. A iniciativa teve como objetivo acelerar processos judiciais relacionados à paternidade e fortalecer o direito à identidade.
De acondo com o superintendente do Imesc, Alexandre Pessôa, a nova unidade é um desdobramento direto das ações realizadas pelo programa. “Cada perícia realizada significa um passo importante na garantia de direitos fundamentais, como o reconhecimento da paternidade, o acesso a pensão alimentícia, herança e o fortalecimento dos laços familiares”, afirmou.
Referência nacional e internacional na área, o Imesc já emitiu mais de 14,6 mil laudos de investigação de vínculo genético desde 2023, beneficiando aproximadamente 51 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo.