Santos disponibiliza abrigo para famílias atingidas por incêndio na Zona Noroeste

Por Santa Portal em 28/01/2026 às 15:00

Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos
Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos

Um abrigo foi montado no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste – Dale Coutinho (R. Fausto Felício Bruzarosco s/nº) para atender famílias que foram atingidas pelo incêndio da noite desta terça-feira (27), no Caminho São José, em Santos, no litoral de São Paulo.

O incêndio começou por volta de 21h30, com o fogo sendo debelado em torno de 23h. O atendimento começou imediatamente, com o Cras funcionando até 1h. Além das equipes de atendimento socioassistencial, equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Prefeitura Regional da Zona Noroeste atuaram na ocorrência. A CPFL também foi acionada para efetuar o desligamento da energia, com o objetivo de evitar riscos de choque durante a operação.


Foto: Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos

O Samu atendeu duas pessoas com casos de ferimento e de crise de ansiedade. Ambas recusaram o encaminhamento para o hospital. A UPA Zona Noroeste não registrou atendimentos em decorrência do incêndio. No momento, três pessoas estão abrigadas no Dale Coutinho, sendo que a maioria dos atingidos optou por ficar na casa de parentes. 

Até a manhã desta quarta-feira (28), 50 famílias foram cadastradas, totalizando 115 pessoas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rádio Clube.

“Sabemos que temos pessoas idosas, que têm famílias com crianças pequenas, então agora o movimento do Cras é acompanhar, identificar as pessoas para entender o que cada um está precisando e fazer o encaminhamento”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social (Seds), Renata Bravo.

Assistência

Além do acompanhamento de cada caso pelas equipes da Seds e da criação de um abrigo, as pessoas atingidas terão disponibilizadas refeições por período (café da manhã, almoço e jantar) no Bom Prato da Vila Gilda (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1349), mediante a apresentação de tíquete que pode ser retirado no Cras. A oferta de alimentação ocorrerá nesta quarta, quinta (29), sexta (30) de janeiro, segunda (2) e terça (3). A comunidade também está se organizando para a montagem de uma cozinha solidária.

A Defesa Civil do Estado fornecerá colchões, cestas básicas e kits de higiene pessoal, que devem ser entregues ainda na quarta-feira. O Cras estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h até as 17h, e, excepcionalmente, no sábado, das 9h até as 15h.

Levantamento

No momento, a Defesa Civil de Santos, em conjunto com a Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab) e demais serviços públicos, trabalham na identificação do número de moradias afetadas pelo fogo. O levantamento está sendo feito através do cruzamento de informações e da análise de imagens da área atingida antes e depois da ocorrência.

Como doar

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) funcionará em esquema de plantão nesta quarta e quinta-feira, das 9h às 19h, para receber doações da população. A sede do órgão fica na Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada. Mais informações pelo telefone (13) 3208-8100.

A população pode colaborar com itens de extrema necessidade como alimentos não perecíveis, leite em pó, água mineral, roupas de cama e cobertores, colchões, itens de higiene pessoal, fraldas infantis e geriátricas, lenços umedecidos, absorventes e ração para pets. Para facilitar a entrega, a instituição terá um sistema de drive-thru, permitindo que os itens sejam entregues sem a necessidade de sair do veículo.

Após esse período, o Fundo Social continuará recebendo doações de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.