Projeto Porto do Futuro leva horta orgânica à escola municipal de Santos
Por Santa Portal em 15/12/2025 às 06:00
A UME Colégio Santista, em Santos, no litoral de São Paulo, acaba de ganhar uma Horta Sustentável e Orgânica, um Pomar Eco-Pedagógico e uma Mini Floresta Urbana. A inauguração dos três novos espaços dedicados à educação ambiental, que fazem parte do Projeto Porto do Futuro, ocorreu na última quinta-feira (11).
A iniciativa busca aproximar os alunos da natureza por meio de vivências práticas. “Queremos que as crianças cresçam entendendo, na prática, a importância da conservação ambiental e do cuidado com os recursos naturais. Esses espaços foram pensados para formar cidadãos mais conscientes e conectados com o meio ambiente”, afirma o idealizador do projeto, Felipe Landahl.
A Horta Sustentável reúne seis canteiros com mais de dez variedades de hortaliças, temperos e ervas, além de três sistemas de compostagem. O espaço integra a Rede Cacau como Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana. As atividades incluem preparo do solo, semeadura, plantio, colheita, oficinas de compostagem e uma cozinha experimental para práticas culinárias. “A ideia é acompanhar todo o processo: da horta ao prato, ampliando o conhecimento e o senso de responsabilidade das crianças”, destaca Felipe.
O Pomar Eco-Pedagógico apresenta espécies frutíferas nativas, entre elas: araçá, grumixama, goiaba-da-serra, cerejeira e pitangueira. Já a Mini Floresta Urbana conta com árvores como ipê-amarelo, ipê-roxo, aroeira, canjarana e uvaia, com placas informativas que apresentam características, origem e relação com a fauna local.
“Ensinar sobre nossas espécies nativas é uma forma de fortalecer a identidade ambiental das crianças e estimular o respeito pela biodiversidade. Esses espaços são aulas vivas ao ar livre”, reforça o idealizador do projeto.
A inauguração contou com a presença dos alunos e educadores da escola; da vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys; do secretário-adjunto de Meio Ambiente, Gabriel Miceli; além de representantes da empresa Eldorado, patrocinadora do projeto, e do Composta Santos, programa de incentivo à reciclagem de resíduos sólidos orgânicos da Prefeitura Municipal de Santos.