Procon de Santos divulga lista de empresas com mais reclamações; veja ranking
Por Santa Portal em 22/07/2025 às 15:00

O Procon de Santos divulgou, nesta segunda-feira (21), o ranking das empresas que mais receberam reclamações no município durante o primeiro semestre de 2025. A Telefônica aparece no topo da lista, com 5,34% das reclamações registradas, seguida pela Claro (5,18%) e Sabesp (2,65%).
Segundo o levantamento, entre 1º de janeiro e 30 de junho, o órgão registrou 3.051 atendimentos. A maior parte das queixas se concentra nos setores de serviços essenciais, como telefonia, energia elétrica e abastecimento de água, além de serviços financeiros e comércio eletrônico.
Além das três empresas mais citadas, também integram as dez primeiras posições: Via Varejo, Banco Bradesco, Itaú Unibanco, Banco BMG, Santander, a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e a Caixa Econômica Federal.
De acordo com o Procon, os principais problemas relatados envolvem serviços não prestados, cobranças indevidas ou abusivas, dificuldade de devolução de produtos, vícios de qualidade, atrasos na entrega, falta de resposta rápida e crédito consignado não solicitado.
Veja o ranking completo
Classificação | Empresa | % dos atendimentos |
1º | Telefônica Brasil S/A | 5,34% |
2º | Claro S/A | 5,18% |
3º | Sabesp | 2,65% |
4º | Via Varejo S/A | 2,29% |
5º | Banco Bradesco S/A | 2,26% |
6º | Itaú Unibanco S/A | 2,16% |
7º | Banco BMG S/A | 1,84% |
8º | Banco Santander (Brasil) S/A | 1,77% |
9º | Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) | 1,77% |
10º | Caixa Econômica Federal | 1,64% |
11º | Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA | 1,34% |
12º | Banco CSF S/A | 1,21% |
13º | Banco Mercantil do Brasil S/A | 1,18% |
14º | Banco Agibank S/A | 1,11% |
15º | Banco do Brasil S/A | 1,11% |
16º | Mercadolivre.com Atividade de Internet LTDA | 1,08% |
17º | Tim Celular S/A | 1,08% |
18º | Magazine Luiza S/A | 1,02% |
19º | Mercado Pago.com Representações LTDA | 0,95% |
20º | Amazon Serviços de Varejo do Brasil | 0,92% |