Nova passarela que liga o Parque Valongo ao Centro Histórico é aberta em Santos
Por Santa Portal em 26/06/2025 às 15:00

Santos já conta com mais um acesso ao Parque Valongo, além do já existente na região da Alfândega. A nova Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla faz a conexão entre a Rua XV de Novembro, 155, Centro Histórico, e o Armazém 4, no cais, atravessando a Rua Tuyuti – também revitalizada pelo Município – e a Avenida Perimetral.
A estrutura foi entregue nesta quinta-feira (26), durante cerimônia com a presença de autoridades. O projeto, além de escada central, inclui rampa que facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Possui, ao todo, 228 metros (rampa, travessia e trecho helicoidal) e 6,6 metros de altura livre. A passarela helicoidal (em formato de espiral) é totalmente acessível, com 8,33% de inclinação.
O novo equipamento estará aberto diariamente enquanto o Parque Valongo funcionar (das 8h às 22h é o horário normal, mas sujeito a alteração durante eventos), e já poderá ser utilizado na Festa Inverno Criativo, a partir de sexta-feira (27).
Contrapartida
A estrutura foi construída como contrapartida da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), responsável pela gestão da malha ferroviária. O objetivo é garantir mais segurança e conforto a quem circula pela área, marcando também um avanço na integração Porto-Cidade.
A entrega da passarela faz parte da segunda etapa das obras do Parque Valongo, um projeto de requalificação urbana que vem transformando a área portuária de Santos.
Dentro do conjunto de intervenções, o termo de compromisso assinado com a Brasil Terminal Portuário (BTP) permitirá o restauro e revitalização de bens históricos localizados em áreas federais, como a Casa de Pedra e os armazéns 1, 2 e 3. As obras no Armazém 3 têm início previsto para agosto. Assim como a passarela, essas melhorias também serão executadas pelas empresas envolvidas.
Revitalização
“A gente interliga vários ativos turísticos da Cidade. Através dessa passarela, você liga a Rua XV de Novembro, onde está a Bolsa do Café, o novo bulevar e os restaurantes, com o Parque Valongo e também com o próprio Valongo”, explicou o prefeito Rogério Santos, que destaca que a entrega também simboliza o sucesso do primeiro ano de funcionamento do parque, que teve a primeira fase entregue em julho do ano passado. “É mais uma etapa do projeto que temos para a revitalização do Centro, gerando mais empregos e resgatando a história da região”.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, celebra a passarela como um novo marco na relação com o Município. “Hoje é um dia histórico para o Porto de Santos e para a Cidade. Estamos inaugurando uma ligação seca que conecta o Centro Histórico, uma área riquíssima, com o cais do Porto de Santos. Ela representa a efetiva ligação do Porto com a Cidade”.
Projeto
O presidente da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), João Almeida, destaca o projeto arquitetônico moderno e acessível. “Oferece facilidade e segurança no acesso ao parque, além de conforto e mobilidade para quem vive e circula no entorno da ferrovia. Simboliza o compromisso da FIPS com uma ferrovia conectada ao desenvolvimento urbano, sustentável e voltada para o bem-estar da população”.
A passarela foi nomeada em homenagem à José Antônio Fonseca Colla, engenheiro da FIPS que participou de diversas obras ferroviárias na Cidade, deixando um legado de expansão e eficiência para o Porto.