Jovem de Santos cria vaquinha para realizar exames após suspeita de câncer na tireoide

Por Santa Portal em 23/07/2025 às 11:00

Reprodução
Reprodução

A jovem Gabrielly Barbosa Silva, de 22 anos, moradora de Santos, descobriu recentemente três nódulos na tireoide, sendo um deles classificado com o grau máximo de suspeita de malignidade. Sem previsão para realizar a biópsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e sem recursos para pagar o exame na rede particular, Gabrielly decidiu criar uma vaquinha virtual com o objetivo de arrecadar fundos para conseguir um diagnóstico preciso o quanto antes.

A trajetória de Gabrielly com problemas na tireoide começou em 2021, quando exames feitos pelo SUS apontaram alterações no TSH, hormônio relacionado ao funcionamento da glândula. Ela passou por um longo período tentando ajustar a medicação, mas não teve sucesso. O cenário se agravou com a chegada da pandemia, que dificultou ainda mais o acesso a consultas e exames.

Em 2022, com um plano de saúde conseguido por meio de um emprego, Gabrielly obteve o diagnóstico de tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que compromete a tireoide. No ano seguinte, ela perdeu o emprego e, consequentemente, o plano de saúde.

“Voltar para o SUS foi um processo lento e difícil, com pouca informação e sem o acompanhamento que eu precisava”, relata. Gabrielly ficou dois anos sem conseguir realizar uma nova ultrassonografia.

Neste ano, ela conseguiu fazer o exame. Os médicos encontraram três nódulos na tireoide, sendo um deles com alto risco de câncer. “Com o encaminhamento para a biópsia em mãos, entrei na fila de espera do SUS. A resposta que tive é que preciso aguardar eles me ligarem, sem nenhuma previsão de data”, explica.

Por conta da incerteza e da urgência da situação, Gabrielly criou uma vaquinha virtual com o objetivo de arrecadar o valor necessário para realizar a biópsia na rede particular. “Com um nódulo de alta suspeita, esperar em uma fila por tempo indeterminado é angustiante e pode ser perigoso”, diz. Segundo ela, o custo do exame é alto e a família não tem condições financeiras.

“Qualquer valor doado fará uma imensa diferença e me ajudará a conseguir o diagnóstico de que tanto preciso para, se necessário, iniciar o tratamento o mais rápido possível”, agradece.

Interessados em contribuir com a vaquinha de Gabrielly pode acessar o link (clique aqui) ou doar diretamente pelo Pix (13) 98124-8222.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.