História do Café Teatro Rolidei vira livro; lançamento é nesta quarta-feira

Por Anna Clara Morais em 03/12/2025 às 16:00

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Café Teatro Rolidei eternizou sua história no livro Rolidei: Histórias e Boatos que Vivi Por Lá, que será lançado nesta quarta-feira (3), às 19h, no terceiro andar do Teatro Municipal Braz Cubas. A obra retrata mais de duas décadas de arte e inclusão vividas pelo Rolidei em Santos.

Rolidei: Histórias e Boatos que Vivi Por Lá conta com 160 páginas, registros fotográficos inéditos e tem como principal objetivo eternizar e preservar a memória do Rolidei, um ambiente que, por anos, acolheu diversas pessoas.

“O livro entrelaça, relatos, poesias, memórias e boatos de voluntários, artistas, músicos e do público que viveu, construiu memórias, relações e vida a partir dos laços criados no espaço”, explica Thays Ayres, arte educadora e atriz na ONG TamTam.

A obra é fruto de uma união entre a ONG Projeto TamTam, mantenedora do espaço, e a Prefeitura de Santos, através de verbas parlamentares, garantindo a distribuição gratuita dessa primeira edição.

De acordo com Thays, a ideia surgiu da urgência de registrar a existência desse espaço cultural que inovou a cena santista unindo música, teatro, dança e inclusão social.

“Pioneiro, numa proposta única, o Espaço Rolidei provocou e modificou não só a “noite santista”, mas apresentou a possibilidade de transformação social através da arte e do afeto. O TamTam, no espaço Rolidei, une cultura e saúde, criando uma forma inovadora de ‘tratamento’, atenção e cuidados à saúde mental se tornando referência na área”, afirma.

Café Teatro Rolidei além do livro

O Café Teatro Rolidei surgiu como um espaço cultural criado para abrigar as atividades culturais e inclusivas do Projeto TamTam, entre elas, apresentações, aulas, oficinas artísticas e atendimentos. O espaço físico, que já havia abrigado atividades da ONG em 1992, em 2003 voltou a ocupar o terceiro piso do Teatro Municipal Braz Cubas com a estreia da peça Redi Meid Bluiz, do Orgone Grupo de Arte, com direção de Renato Di Renzo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.