Fundação Arquivo e Memória completa 30 anos em missão de preservar e divulgar a história de Santos
Por Santa Portal em 15/12/2025 às 11:00
A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) completa 30 anos nesta segunda-feira (15). Desde 1995, quando foi criada a partir do extinto Centro de Memória, a instituição é referência na preservação e na divulgação da história da Cidade.
Uma parte deste trabalho pode ser vista em vários estabelecimentos comerciais que reproduzem fotos históricas da Fundação, cujo acervo soma cerca de cinco milhões de documentos manuscritos e textuais, desde a época do Império. Há aproximadamente um milhão de imagens, entre fotos e negativos, e oito mil plantas ou mapas. Esse material está distribuído em três arquivos localizados no Centro Histórico.
Mais do que ser a responsável pela gestão dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos, a Fams conecta o cidadão à história da Cidade e à sua própria, por meio de visitas, roteiros e atendimentos a pesquisadores e estudantes, exposições e publicações.
Tecnologia
Apostando na modernização tecnológica, a instituição inaugurou neste ano o Memorial José Bonifácio, na Casa das Culturas de Santos (Vila Nova), um projeto que faz uso de tecnologia e inteligência artificial para aproximar o visitante da história do santista e Patrono da Independência.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
A Fams também proporcionou maior acesso à história da Cidade com a ampliação de conteúdos educativos nas redes sociais e o aumento de 40% das visitas no Outeiro de Santa Catarina, marco inicial do povoamento de Santos e sede administrativa da instituição.
Para o presidente da Fams, Leonardo Barbosa Delfino, esse é um momento para celebrar e reconhecer o trabalho e as pessoas que contribuíram para manter o passado vivo. “Daqui para frente, vamos avançar usando a tecnologia para conectar o cidadão com a sua história, valorizar e preservar o patrimônio”, disse.
Trajetória
A Fundação Arquivo e Memória de Santos foi criada em 15 de dezembro de 1995, com o objetivo de formular a política referente à memória não-edificada e arquivo do Município, orientando, incentivando e patrocinando atividades que visem a um maior acesso da população santista às informações da Cidade. A história da Fams, contudo, começou em 1992, quando da criação do Centro de Memória de Santos.
Por causa das experiências bem-sucedidas no desenvolvimento de metodologias para organização na área de arquivos, a Prefeitura Municipal de Santos decidiu conferir ao Centro de Memória maior autonomia administrativa. Nascia a Fundação Arquivo e Memória de Santos.