Fiéis lotam Catedral de Santos em missa pela alma do papa Francisco
Por Santa Portal em 21/04/2025 às 20:50

A Diocese de Santos promoveu uma missa em sufrágio pela alma do papa Francisco, na tarde desta segunda-feira (21), na Catedral de Santos. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa.
Em clima de bastante emoção pela morte do líder máximo da Igreja Católica, fiéis lotaram a Catedral de Santos para prestarem homenagem ao papa Francisco.

Foto: Sarah Vieira/Santa Portal
“É um momento de tristeza para todos nós. Não foi uma grande surpresa porque o papa vinha com grande dificuldade de saúde, vinha debilitado, mas ele vinha tendo uma boa recuperação. De repente, quando parecia caminhar nessa direção (da recuperação), ele acabou tendo outras complicações e veio a falecer. Isso realmente traz esse sentimento de pesar, de tristeza e saudade”, disse Scaramussa, antes de enaltecer os feitos do pontífice durante os 12 anos em que liderou a Igreja Católica.
“O papa Francisco marcou realmente a Igreja pela sua simplicidade, pelo amor aos pobres e pelo seu grande conhecimento da realidade dos dias atuais. A disponibilidade de ir ao encontro das pessoas, falava muito que a Igreja precisava ir ao encontro das pessoas, ao encontro da realidade. Cristo quer chegar a todos. Falava das periferias existenciais, humanas. Convocava a paz, o fim das guerras, denunciando situações de injustiça e tinha uma sensibilidade muito grande com os refugiados. Essas situações todas estavam muito presentes na sensibilidade e no coração do papa Francisco. Acredito que o papa Francisco foi um grande sinal, profético, de Cristo presente nos dias de hoje e ajudando a nossa Igreja a ser mais missionária, ir ao encontro das pessoas e levar Cristo para todos”, acrescentou o bispo diocesano de Santos.

Foto: Sarah Vieira/Santa Portal
Morte do papa
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma.
O anúncio foi feito por meio de uma mensagem de vídeo do Vaticano, anunciada pelo cardeal Kevin Farrell. “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco”, disse Farrell. “Às 7h35 desta manhã (2h35 de Brasília), o bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai.”
Em seu último evento público, neste domingo (20), o pontífice fez uma breve aparição na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para a tradicional bênção de Páscoa. Com dificuldades para falar, afirmou que existe uma “crise dramática e indigna” na Faixa de Gaza, condenou o aumento do antissemitismo pelo mundo e disse que não há paz sem liberdade religiosa.