Família reencontra cão furtado em Santos e vendido por R$ 100: "Gratidão"
Por Santa Portal em 22/08/2025 às 05:00
A família do cão Nick, recuperado pela Polícia Civil em Joinville (SC), recebeu o pet de volta nesta quinta-feira (21), em Santos, no litoral de São Paulo. O reencontro da família com o animal de estimação foi um momento especial e de bastante emoção para todos os envolvidos.
O furto do cachorro da raça spitz aconteceu na tarde do dia 26 de julho, dentro de um estacionamento administrado pelos próprios tutores, próximo a uma padaria do bairro José Menino. O caso mobilizou a Polícia Civil de São Paulo e contou com apoio de autoridades de outros estados até que o cachorro fosse localizado em Joinville (SC). A devolução do pet à família aconteceu na tarde desta quinta, no Palácio da Polícia Civil de Santos, 26 dias após Nick ter sido levado.
Nick pertence a uma família com quatro filhos, entre eles um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que teve crises após o desaparecimento do cão.
“Passamos um mês muito difícil, não foi fácil ficar sem o Nick. Será que ele vai voltar? Será que ele está comendo? Será que ele está bem? Os meus filhos ficavam mostrando fotos e vídeos, mas eu falava para eles pararem, porque não ia aparecer mais. Falei para eles não ficarem na expectativa. O jeito que ocorreu foi triste, lamentável. Uma situação muito pesada para a gente, pois ele não é só um cachorro, é um membro da nossa família”, disse a comerciante Luara Nascimento, tutora do animal.
Ela destaca a seriedade com a qual a equipe do 7º DP, comandada pelo delegado Jorge Álvaro Gonçalves Cruz, tratou o caso. “Eu já tinha perdido as esperanças, mas o delegado falou para gente confiar, que iria ajudar a gente. Quando o Nick foi levado, o delegado veio na sala conversar com a gente. Ele foi fora de série, só tenho gratidão. Têm pessoas ruins no mundo mas, ao mesmo tempo, graças a Deus, temos pessoas muito boas também. O delegado e toda a sua equipe foram sensacionais. Tenho certeza que ele não fez por mim, fez pelo meus filhos. E quando faz para os nossos filhos, ficamos mais gratos ainda”, afirmou Luara.
O outro tutor de Nick, Willian Tochi, também agradeceu o apoio da imprensa e da população através das redes sociais na busca pela localização do animal de estimação da família.
“O delegado fez um trabalho maravilhoso. Só gratidão pelo resto da minha vida por trazerem o nosso cachorro de volta, também pelas crianças. A felicidade delas não tem preço. Agradecemos também a mídia, pois com as reportagens o assunto se expandiu e ganhou repercussão. As pessoas que compartilharam nas redes sociais também ajudaram muito. Sem palavras, graças a Deus tivemos esse final feliz”, comentou.
O delegado comemorou o desfecho positivo do caso. “É uma emoção inexplicável. Conseguimos devolver o animal bem, saudável, e fizemos uma família feliz”, declarou Cruz.
Mas, apesar do final feliz para a família tutora do pet, as investigações continuam.
Câmeras de segurança flagraram o momento em que um homem em situação de rua deixou o local com o cachorro. Pouco depois, ele foi abordado por um motorista de um carro branco, que ofereceu R$ 100 pelo animal – mesmo após ser alertado por funcionários de que o cão tinha dono. Ignorando os avisos, o homem entregou o dinheiro e levou o cachorro embora.
“O homem que teria adquirido o cachorro disse que viu o animal com esse morador em situação de rua e, com medo que ele fosse atropelado, se prontificou a ficar com o cão. Logicamente que é uma versão dele, que nós vamos investigar. O autor do furto, que é esse morador, sabemos a alcunha e características físicas dele. Ele frequentava aquela região (do José Menino), mas depois dessa situação ele se evadiu do local. Vamos fazer a oitiva dele e confrontar algumas informações. Vamos apurar no inquérito se houve responsabilidade de receptação e o furto de quem subtraiu o cachorro”, concluiu.