Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Família de jovem em tratamento contra câncer convida para corrente de oração nesta quarta

Por Santa Portal em 16/07/2025 às 11:00

Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

A família de Gabriel Marques Jewtuszenko, de 19 anos, está promovendo uma corrente de amor e oração nesta quarta-feira (16), às 20h, em frente ao Aquário Municipal de Santos. O jovem luta desde os 12 anos contra um meduloblastoma, tipo de tumor que se originou no cerebelo e se espalhou para a medula.

Gabriel tem enfrentado um quadro delicado de saúde após seu corpo não responder aos tratamentos disponíveis. Segundo relato de sua mãe, Daniela Marques, ele perdeu os movimentos das pernas e também faz uso de sonda urinária.

Gabriel era jogador de basquete desde os oito anos e chegou a atuar pela Federação Paulista, pelo Clube Internacional de Regatas. Aos 12, uma queda durante uma partida fez com que seus pais ficassem mais atentos asintomas. Biel, como é chamado, passou a ter náuseas e episódios de vômitos, além de ter desenvolvido visão dupla.

Biel foi levado até um oftalmologista, que percebeu que algo estava errado. Por meio de uma ressonância magnética, os médicos descobriram uma lesão no cerebelo do tamanho de um limão, que provocava acúmulo de líquido no cérebro.

“Nesse momento a gente já não saiu mais do hospital. Ele ficou no AC Camargo, logo operou, tirou praticamente todo tumor e tinha um porcentual muito grande de vir a óbito. Mas, graças a Deus, teve uma sequela do lado esquerdo do corpo e perdeu alguns movimentos, mas foi recuperando. Com o tempo, depois de um ano, ele acabou tendo uma remissiva na coluna e aí uma nova luta”, explicou Daniela.

Durante os anos de luta, o basquete se manteve como motivação. “Os médicos sempre falaram: ‘continua com esse basquete aí! Ele faz você se fortalecer a cada dia’”, relembrou Daniela.

A família agora pede apoio espiritual e emocional. “Depois de tanto tempo de tratamento, ele está enfraquecido e o corpinho dele não está conseguindo brigar contra esses tumores que estão crescendo. Tudo o que a gente quer é que ele melhore. Que ele fique bem”, completou a mãe.

A concentração para a corrente será aberta a todos que quiserem prestar apoio a Gabriel e sua família.

loading...