Atividades físicas em grupo incentivam pessoas a sair do sedentarismo no ano novo

Por Santa Portal em 13/12/2025 às 07:00

Sandro Lopes/Divulgação
Sandro Lopes/Divulgação

Se você está pensando em começar uma atividade física em 2026 e ainda não sabe por onde começar, buscar opções de esportes em grupo é o ideal. Uma das pesquisas mais conceituadas nesse tema mostra que atividades em grupo reduzem o estresse e melhoram a qualidade de vida emocional 26% a mais do que se fossem feitas de forma solitária. O estudo foi promovido pela University of New England College of Osteopathic Medicine (UNECOM), nos EUA, em 2017, e segue sendo uma referência no assunto dos benefícios dos esportes em grupo.

Nesse cenário, o Hyrox e o CrossFit são modalidades que têm como pilar o senso de comunidade. É comum ouvir histórias de novas amizades, casais e até mesmo negócios sendo formados em clubes desses esportes. Enquanto o CrossFit tem foco em treinos funcionais mais complexos e desafiadores, o Hyrox é uma nova modalidade que mistura corrida com movimentos funcionais de mais fácil execução. Ambas as modalidades têm a característica de treinos em grupo, com ambiente animado por músicas. Em Santos, no litoral de São Paulo, que é um dos principais pólos da prática de corrida ao ar livre do país, as modalidades têm ganhado força para apoiar atletas amadores e profissionais nas provas de corrida.

Segundo conta Rafael Guaraldo, educador físico e sócio da CFBOQ Fitness Club, localizada na cidade, as modalidades são acolhedoras para todos os perfis de iniciantes. “Temos alunos de todas as idades, incluindo idosos e pessoas com questões de saúde, como hérnias. Já tivemos alunos com deficiência visual, cadeirantes, e pessoas com limitações físicas em busca de reabilitação. Há alunos  com doenças como hipertensão, diabetes e doenças autoimunes que melhoraram os indicadores de saúde. Todos podem aproveitar os treinos, que são divertidos, com música e em grupo, gerando novas conexões entre pessoas”, destacou.

Os treinos de Hyrox e o CrossFit  são graduais e focados em objetivos diversos, como o fortalecimento, melhora do condicionamento físico e emagrecimento – e as modalidades são adaptáveis a iniciantes. Conforme explica Guaraldo, é possível controlar não somente a carga, como também a intensidade das repetições, tanto no CrossFit quanto no Hyrox.

Histórias de iniciantes

  • Alessandra Callé: advogada, de 55 anos, diagnosticada há alguns anos com espondilite anquilosante, doença autoimune que causa inflamação e dores intensas na coluna. Precisava sair do sedentarismo, tentou diversas modalidades, sem gostar de nenhuma. Um dia, descobriu a CFBOQ ao passar pela porta e observar uma aula de CrossFit. Decidiu fazer uma experimental em 2022 e nunca mais parou. Hoje, ela não utiliza mais o adesivo de morfina que usava até então.
  • Rogério Meneses: de 61 anos, pratica CrossFit há três anos. Sempre teve uma vida ativa, mas quis conhecer o CrossFit recentemente. “Na vida, só há dois caminhos: morrer jovem ou envelhecer. E é possível envelhecer com saúde, fazendo atividade física e cuidando da alimentação”, afirma.

Mitos e verdades sobre os esportes

Um dos grandes mitos sobre o CrossFit e o Hyrox é que eles seriam exclusivos para atletas de alto rendimento. Na realidade, são modalidades abertas a iniciantes, sejam pessoas que já tenham praticado esportes antes ou aqueles que são totalmente sedentários.

“Toda a metodologia do CrossFit e do Hyrox é baseada na adaptabilidade”, explica Guaraldo. Isso significa que o exercício deve ser ajustado para que o aluno execute com segurança e eficácia, e a inclusão é um dos pilares dessas práticas. 

Outro mito é sobre o risco de lesões no CrossFit. “Na verdade, o risco de lesão pode ocorrer em qualquer atividade física – o essencial é buscar espaços em que haja uma boa supervisão de instrutores e professores”, disse Guaraldo.

Para garantir a progressão segura e a eficácia dos treinos, a qualificação dos instrutores é fundamental, especialmente em modalidades como o CrossFit e o Hyrox. As certificações do CrossFit (que vão de Nível 1 a Nível 4) atestam o domínio da metodologia.

A CFBOQ Fitness Club se destaca por ter profissionais com alto grau de especialização. O educador físico Rafael Guaraldo possui a certificação CrossFit Level 3 (L3), sendo um dos primeiros certificados neste nível no estado de São Paulo. Já a treinadora Nathália Lima também alcançou o CrossFit Level 3 (L3), o que a torna a única mulher na Baixada Santista com essa certificação. Além disso, Nathália foi a primeira mulher no Brasil contratada pela CrossFit Global para ministrar os cursos de Nível 1 e Nível 2 da marca, sendo responsável por ensinar a metodologia para futuros treinadores.

Serviço

CFBOQ Fitness Club
Modalidades: CrossFit e Hyrox
Endereço: Av. Gal. Francisco Glicério, 403, Santos

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.