Armeiro do PCC é preso com fuzis de uso restrito em Santos
Por Santa Portal em 08/07/2025 às 20:00

Um integrante da facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso, nesta terça-feira (8), durante uma investigação da Polícia Civil que apura posse de armamento de uso restrito pelos membros da facção. A prisão de Vinícius Lisboa Silva Oliveira ocorreu no bairro Marapé, em Santos, no litoral de São Paulo.
Durante as diligências, foram localizados e apreendidos dois fuzis calibre 7.62, diversas munições intactas, 15 porções de maconha, dois emplacamentos de veículos em nome de locadora, uma prensa utilizada para montagem de armamentos, além de aparelhos celulares. Todo esse material estava escondido na casa dele, na Rua Nilo Peçanha.
O suspeito foi preso por policiais civis do 3º Distrito Policial (DP) de Santos, que deram cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. No local, Vinícius foi preso em flagrante e será autuado pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
“Recebemos as informações, através de uma coleta de informações acerca desse indivíduo, que fazia a manutenção de armamento pesado. Nós recebemos a notícia de onde ele vivia e guardava essas armas. Passamos a monitorá-lo para ter certeza, acompanhando passo a passo a movimentação dele. Razão pela qual fizemos o pedido sobre um mandado de busca e apreensão. O juiz concedeu a ordem cumprida nesta manhã, onde efetivamente encontramos esse armamento pesado”, disse o delegado seccional de Santos, Rubens Barazal.
De acordo com a delegada Ligia Christina Villela, do 3º DP, ele atuava como ‘armeiro’ da facção criminosa. O armeiro é o responsável pela manutenção, reparação, modificação e, em alguns casos, fabricação de armas de fogo. Ele pode realizar desde reparos simples até modificações complexas nos armamentos.
“Ele tinha permissão para ter armas, mas não esse tipo de armamento que simplesmente é indisponível. Com essa permissão ele poderia comprar alguns tipos de arma, mas jamais desse tipo que tinha na casa dele. Daí existia essa denúncia de que ele poderia ser o armeiro dessa facção. Nós passamos a monitorá-lo de fato pela movimentação tão estranha e nós descobrimos hoje, através de um mandato de busca, que realmente ele era essa pessoa que fazia a manutenção do armamento através da denúncia que recebemos”, explicou Ligia.
A ocorrência foi registrada no 3º DP Santos. Segundo a Polícia Civil, as providências de polícia judiciária cabíveis serão tomadas. Todos os objetos foram apreendidos.