Amigo Secreto aquece compras de Natal e vendas devem subir 7% neste ano na região
Por Santa Portal em 09/12/2025 às 10:00
O comércio da Baixada Santista vive a expectativa pela chegada das festas de fim de ano. Somente no Natal, a previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL Santos Praia, é que as vendas subam cerca de 7% nesta reta final de dezembro.
De acordo com a entidade, muitos amigos e familiares aproveitam para participar do tradicional “amigo secreto” ou comprar lembranças de fim de ano.
“As vendas devem aumentar principalmente na última semana, quando as pessoas recebem a 2ª parcela do 13º salário, além daqueles que deixam tudo para a última hora. Os itens mais procurados são roupas, calçados, produtos de beleza/perfumaria e celulares”, explicou o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi.
O ticket médio deve ser de R$ 200. E, apesar de muitas pessoas já terem feito compras na Black Friday, o Natal não passa em branco.
“Seja lembrancinha ou presentão, é tradição presentear. Nós sempre orientamos os lojistas a fazerem promoções e deixar as lojas e vitrines mais atrativas. Muitos também oferecem parcelamentos maiores neste fim de ano”, disse o presidente da CDL.
Em Santos, a estimativa da Prefeitura para a temporada é de receber cerca de três milhões e meio de turistas entre dezembro e fevereiro. Com isso, as vendas podem permanecer aquecidas por mais tempo. Além dos visitantes que vêm passar as festas de fim de ano, há também aqueles que chegam para curtir as férias ou embarcar em cruzeiros – e muitos aproveitam para consumir no comércio local.
Horário estendido do comércio
As lojas de rua começam a estender o horário a partir de quarta-feira (10), e algumas funcionam até as 22h, embora essa seja uma adesão opcional.
Já os shoppings devem ampliar o horário e permanecer abertos até as 23h a partir de quinta-feira (18). Na véspera de Natal, costumam funcionar das 10h às 18h. O horário estendido é tradicional nesta época, já que os comerciantes aproveitam o movimento de quem deixa as compras para a última hora ou só consegue ir às lojas à noite.