Vendas para o Dia dos Namorados devem subir 10% no litoral de SP
Por Santa Portal em 03/06/2025 às 10:00

Em junho, as vitrines de Santos e região se enchem de vermelho, corações e promoções para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. A data movimenta o comércio, que espera um aumento de 10% nas vendas, segundo a CDL Santos Praia. Presentes como flores, chocolates, perfumes, roupas e calçados são os mais procurados pelos apaixonados.
“Seja lembrancinha ou um presentão, todo mundo gosta de receber algo especial no Dia dos Namorados e por isso, muitas pessoas vão as compras”, conta o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi. “É uma data forte para o comércio. As mulheres devem ganhar flores, chocolates, perfumes e claro, sapatos. Já os homens, costumam ser presenteados com roupas e calçados”, conclui.
Pesquisa nacional
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas mostra esta tendência de aumento nas vendas. No Brasil, o Dia dos Namorados deve levar cerca de 93 milhões de consumidores para as compras. Em média, as pessoas devem gastar cerca de R$ 238 com os presentes e a estimativa é de movimentar R$ 22,14 bilhões no varejo e serviços em todo país.
De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. Em relação as compras, 38% das pessoas que vão dar presentes, esperam gastar o mesmo valor do que no ano passado, 33%, gastar mais e 16% gastar menos.
Entre os presentes mais procurados pelos apaixonados, roupas vem em primeiro lugar na preferência (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (34%), calçados e jantar (20%) e bombons e chocolates (8%). Quanto às comemorações, 39% pretendem comemorar a data em casa, 31% em um restaurante e 8% num hotel / motel.
Segundo a pesquisa, 76% das pessoas que pretendem comprar vão fazer pesquisa de preço antes de decidir, principalmente pela internet (86%). Para 69%, a principal forma de pagamento será à vista, principalmente no Pix (34%). 28% citam o pagamento à prazo, principalmente no cartão de crédito parcelado (22%). A média será de 3,5 prestações. Seis em cada dez consumidores pretendem comprar em lojas físicas, principalmente no shopping center (21%), shoppings populares (16%), lojas de departamento (7%) e lojas de rua (6%).
Um dado preocupante da pesquisa diz respeito ao controle financeiro dos consumidores que pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados. 31% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, sendo que do total destes, mais de 70% estão com nome negativado.
Metodologia
Público-alvo: consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para o dia dos namorados deste ano.
Método de coleta: pesquisa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda.
Tamanho amostral da Pesquisa: 1032 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia dos Namorados. Em seguida, continuaram a responder o questionário 607 casos, somente com os que tinham a intenção de compra para esta data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,0 p. p. e 3,9 p. p. para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: de 28 de abril a 7 de maio de 2025
Divulgação: 2 de junho de 2025