Temporal coloca provoca alagamentos na Baixada Santista, interdita vias e paralisa travessia Santos-Guarujá
Por Santa Portal em 03/04/2026 às 06:00
A forte chuva que atingiu a Baixada Santista na tarde e noite desta quinta-feira (2) colocou a região em estado de atenção e provocou uma série de transtornos, principalmente em Santos e São Vicente. Diante da intensidade do temporal, a Defesa Civil do Estado de São Paulo acionou o sistema Cell Broadcast com alerta severo para toda a região, indicando risco de raios, ventos fortes e possibilidade de granizo.
Em Santos, o acumulado chegou a 45,2 milímetros, o que levou os morros ao estado de atenção. Houve registro de queda de árvore na Avenida Engenheiro Manoel Ferramenta Júnior, com equipes mobilizadas para a remoção. O impacto mais significativo, no entanto, foi no trânsito, com diversos pontos de alagamento que comprometeram a mobilidade urbana.
Entre os trechos mais críticos, a Avenida Nossa Senhora de Fátima, no cruzamento com a Rua Ana Santos, ficou completamente intransitável, exigindo o bloqueio do elevado Paulo Gomes Barbosa. O tráfego foi desviado para o Jardim São Manoel, como alternativa de acesso à Zona Noroeste pela Ponte Mariângela Duarte.
Outro ponto de interdição total foi na Avenida Francisco Manoel, no trecho entre a Rua Adolfo Milon e o Canal 1, ao lado do Teatro Municipal, onde o nível do canal subiu significativamente. Já na Avenida Martins Fontes, um dos principais corredores da cidade, o fluxo foi parcialmente afetado, com faixas bloqueadas em diferentes trechos e trânsito lento no sentido centro-bairro.
Rotas alternativas também apresentaram dificuldades. Na Rua Rosário Batista Conte, utilizada como desvio pela região dos morros, o tráfego seguiu apenas pela faixa direita e com restrições.
Em São Vicente, o volume de chuva nas últimas 24 horas chegou a 46 milímetros, mantendo o município em estado de observação. Foram registrados pontos de alagamento na Rua Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Avenida Nações Unidas e Avenida Martins Fontes, exigindo monitoramento constante da Defesa Civil.
Já no Guarujá, o acumulado foi menor, com 25 milímetros, mas suficiente para provocar alagamentos pontuais e uma forte tempestade com raios. Apesar disso, não houve registros de deslizamentos, quedas de árvores ou vítimas.
Um dos reflexos diretos do mau tempo foi a paralisação temporária da travessia de balsas entre Santos e Guarujá. O serviço ficou interrompido por 12 minutos, entre 17h31 e 17h43, devido à intensidade dos ventos e da chuva, que ultrapassaram os limites operacionais para navegação segura.
Por outro lado, Mongaguá e Peruíbe não registraram ocorrências relacionadas ao temporal. Já Bertioga, Cubatão, Itanhaém e Praia Grande não haviam se manifestado até o fechamento desta reportagem.
A Defesa Civil segue monitorando a situação em toda a região e orienta a população a redobrar a atenção, especialmente em áreas de risco. Em caso de emergência, os moradores podem acionar os serviços pelos telefones 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros), 192 (Samu) e 190 (Polícia Militar).