Praia Grande é alvo de operação federal contra corrupção e vazamento de informações sigilosas

Por Santa Portal em 25/06/2025 às 10:00

Divulgação/PF
Divulgação/PF

Praia Grande, no litoral de São Paulo, foi um dos alvos, na manhã desta quarta-feira (25), da Operação Augusta, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo. A ofensiva tem como objetivo desarticular um sofisticado esquema de corrupção e vazamento de dados sigilosos, envolvendo agentes públicos e particulares.

Com apoio da Polícia Militar e da Corregedoria da Polícia Civil, a operação cumpre três mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão, sendo um deles em Praia Grande, três na Região Metropolitana de São Paulo e cinco na Capital. As ordens judiciais foram expedidas pelo Poder Judiciário paulista.

Segundo as investigações, os envolvidos favoreciam criminosos investigados em inquéritos policiais em troca de vantagens indevidas. As condutas irregulares incluem desde o arquivamento suspeito de procedimentos policiais, até a divulgação ilegal de informações protegidas por sigilo e o uso de documentos falsos para tentar reaver bens apreendidos durante operações.

Um dos episódios destacados da investigação – e que deu nome à operação – envolve a tentativa de restituição de um helicóptero de luxo modelo Augusta AW109, avaliado em milhões de reais. A aeronave, bloqueada pela Justiça, integra um patrimônio suspeito que pode chegar a R$ 12 milhões, incluindo outros bens e recursos financeiros.

Divulgação/PF

Os alvos da operação poderão responder por diversos crimes, entre eles: corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, quebra de sigilo bancário e advocacia administrativa

As penas para esses delitos podem ultrapassar 12 anos de prisão, a depender do grau de envolvimento e da conduta de cada investigado. A investigação segue em sigilo, e novas diligências não estão descartadas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.