Polícia investiga clínica de tratamento de crianças com autismo por supostas fraudes em laudos
Por Santa Portal em 19/12/2025 às 20:00
Uma clínica especializada no tratamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi alvo de uma operação da Polícia Civil que investiga uma denúncia feita por uma operadora de saúde.
Os policiais investigam um suposto esquema de falsificação de laudos médicos no Instituto de Neurodesenvolvimento Infantil (Almai), que estariam sendo utilizados irregularmente para obtenção de benefícios. Laudos ‘frios’ apontavam diagnóstico de autismo em pessoas que não possuíam o espectro.
A investigação aponta indícios de falsificação de documentos, incluindo assinaturas de médicos e pacientes. O Almai negou a realização de práticas irregulares. As unidades seguem em funcionamento.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Almai. O proprietário e alguns funcionários do local também foram alvos da ação, que ocorreu simultaneamente em Santos e Praia Grande.
Os agentes levaram computadores e celulares de forma que se possa investigar o envolvimento nesse suposto esquema de fraude em laudos.
Procurada pelo Santa Portal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informa que o caso é investigado por meio de inquérito policial instaurado na Delegacia de Mongaguá.
“Na manhã desta quinta-feira (18), foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Outros detalhes serão preservados em razão do sigilo que envolve a investigação”, diz a nota da SSP.