Onde doar cabelo para confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer

Por Anna Clara Morais em 11/10/2025 às 07:00

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Durante o Outubro Rosa, instituições da Baixada Santista intensificam campanhas de doação de cabelo para a confecção de perucas, oferecendo apoio emocional a mulheres em tratamento contra o câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no Mundo. Confira abaixo os locais que aceitam doação o ano todo.

Instituto Neo Mama

O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer é uma instituição sem fins lucrativos, que atua desde 2001 em toda a Baixada Santista, oferecendo atendimento multidisciplinar e interdisciplinar gratuito às pessoas acometidas pelo câncer.

O Neo Mama aceita doação de mechas de no mínimo 15 cm e possui o próprio banco de perucas. Fica localizado no bairro Encruzilhada, na Rua Júlio Conceição, número 296, conjunto 713V, em Santos, e funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h. 

Centro integrado de Assistência a Pessoas com Câncer (Cenin)

O Cenin é uma entidade sem fins lucrativos que atende pacientes oncológicos ou em vulnerabilidade social de toda a Baixada Santista, Pedro de Toledo e Itariri. Na instituição são desenvolvidos atendimentos, projetos e programas.

A ONG conta com a doação de cabelo e trabalha com parceiros que confeccionam perucas. Eles ficam no bairro Encruzilhada, na Rua Monsenhor de Paula Rodrigues, nº 73, em Santos. O horário de funcionamento é das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Núcleo de Amparo a Crianças e Adultos com Câncer (Nacac)

O Nacac é uma ONG sem fins lucrativos que aceita doação não só de cabelo, mas também de leite, alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas, infantis e produtos de higiene pessoal. A Instituição fica no bairro José Menino, na Avenida Senador Pinheiro Machado, número 980. O local fica aberto das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Estrela da Mama 

A instituição Estrela da Mama conta com a entrega das mechas, presencialmente, às terças e quintas, das 14h às 16h, na Rua Limeira, número 255, no Boqueirão, em Praia Grande. 

O cabelo precisa estar amarrado em um elástico, limpo, seco e com pelo menos 15 centímetros. O corte deve ser feito acima do elástico e estar em um saco plástico.

Impacto da doação

Para a psicóloga Adriana Marques Moncorvo, há uma relação direta entre o cabelo e a autoestima feminina, já que representam muito mais do que uma característica física.

“O cabelo sempre foi um dos elementos mais marcantes da identidade das mulheres. Para muitas, é o reflexo de quem são, de sua história e da forma como escolhem apresentar-se ao mundo. Do corte a cor, do comprimento, da textura, cada detalhe do cabelo pode ser um espelho da personalidade, das emoções e das experiências vividas ao longo da vida”, explica.

A profissional destaca que o tratamento oncológico pode trazer impactos na autoestima e imagem corporal, além de ser um lembrete constante da doença. Por isso, a doação de cabelo é tão importante. 

“Existem gestos que falam mais do que palavras, doar o cabelo é um deles.É entregar uma parte de si, algo que leva tempo para crescer, para que outro possa reencontrar o espelho sem dor. Em cada fio doado existe delicadeza, empatia e uma forma silenciosa de dizer: você não está só”, finaliza. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.