Moradores da região sofrem com falta d'água; Sabesp trabalha para normalizar abastecimento
Por Santa Portal em 02/01/2026 às 20:00
Os moradores das cidades da Baixada Santista estão sofrendo com a falta d’água nesses primeiros dias do ano. A Sabesp admite o problema, mas informação que o sistema integrado de abastecimento de água segue em processo de recuperação.
Moradores de municípios da região relatam a falta persistente de água, condição que afeta atividades diárias, como tomar banho e lavar a louça. Em Santos, por exemplo, prédios estão contratando caminhões-pipa para abastecer a caixa d’água.
De acordo com a companhia, a situação na região metropolitana já apresenta melhora significativa em comparação aos últimos dois dias.
“Em Santos e São Vicente, foram normalizadas as intermitências no abastecimento de água decorrentes do cenário atípico de temperaturas elevadas e do expressivo aumento do consumo”, diz a Sabesp.
Em Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e na área continental de São Vicente o sistema segue em recuperação por conta de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, na tarde desta sexta-feira (2), na área da estação de tratamento de água (ETA) Mambú/Branco.
“A falta de eletricidade paralisou o tratamento e o bombeamento da água para as residências. A energia foi restabelecida, mas isso prolongou a recuperação do sistema de distribuição, que acontece de forma gradativa. Por isso, ainda podem ocorrer oscilações na pressão do abastecimento”, destaca a companhia.
Como ação preventiva, a Sabesp vem reforçando o abastecimento, inclusive com aumento no número de caminhões-pipa.
A recuperação do sistema em períodos de alto consumo ocorre, em geral, durante o período noturno, quando a demanda diminui. “Ainda assim, a colaboração da população é fundamental para garantir a regularidade do fornecimento. A Sabesp atua com todas as equipes, recursos e medidas possíveis para manter o abastecimento à população e agradece a compreensão de todos”.
“A companhia reforça a importância do uso consciente da água neste momento, em que a região ainda recebe turistas que permanecerão neste final de semana, e destaca que imóveis com reservação adequada tendem a sentir menos os efeitos das intermitências. A recomendação é evitar desperdícios, como lavar carros e calçadas, encher piscinas ou utilizar água para fins não essenciais. A orientação é priorizar atividades básicas, como alimentação e higiene pessoal”, conclui a Sabesp.
Em caso de dúvidas ou solicitações, os clientes podem entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento: 0800-055-0195 (ligação gratuita), WhatsApp (11) 3388-8000 ou pela Agência Virtual, em www.sabesp.com.br.