Menina de 4 anos morre após receber alta de duas unidades de saúde em Praia Grande
Por Santa Portal em 30/10/2025 às 15:00
Mikaella Lino Martins, de quatro anos, morreu no último domingo (26), vítima de broncopneumonia bilateral bacteriana, após receber alta de duas unidades de saúde de Praia Grande, no litoral de São Paulo. A menina sofreu uma parada cardiorrespiratória durante uma festa infantil e não resistiu.
De acordo com o relato da mãe, Bruna Lino, Mikaella foi levada ao Pronto-Socorro Quietude na quarta-feira (22) após se sentir mal na creche, com quadro febril e inchaço nos pés. A menina, no entanto, foi liberada da unidade de saúde.
No sábado (25), o quadro de saúde de Mikaella piorou e a menina passou por atendimento no Pronto-Socorro Central. No entanto, Mikaella foi liberada após ser medicada e passar por uma radiografia do pé devido ao inchaço.
Já no domingo (26), a menina sofreu uma parada cardiorrespiratória durante uma festa infantil em São Vicente. De acordo com a Prefeitura, antes de chegar à unidade, a mãe levou a menina, já sem respirar, até a base do Corpo de Bombeiros, no bairro Parque Bitaru.
No local, os bombeiros acionaram o Serviço de Atendimento Móvel (Samu), que enviou uma equipe de suporte avançado. A equipe realizou os procedimentos de reanimação na base e encaminhou a paciente ao PS Central, mas a menina não resistiu.
O corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para análise. Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que a Secretaria de Saúde Pública do Município está apurando os fatos, mas ressaltou ter “prestado todos os atendimentos necessários à paciente em questão”.