Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Mais de 3 mil detentos aproveitam “saidinha” de Corpus Christi na Baixada Santista

Por Santa Portal em 20/06/2025 às 10:00

Divulgação/SAP
Divulgação/SAP

A saída temporária do feriado de Corpus Christi resultou na liberação de 3.158 presos na Baixada Santista, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo. Os detentos foram liberados para a “saidinha” na terça-feira (17) e devem retornar na segunda-feira (23).

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin”, de Mongaguá, liberou 1.934 reeducandos. A unidade, de regime semiaberto – modalidade de cumprimento de pena em que o condenado pode trabalhar ou estudar durante o dia, mas deve retornar à unidade prisional para pernoitar – possui uma população de 2.169 internos.

Já no Complexo Penal de São Vicente, que abrange a Penitenciária “Dr. Geraldo de Andrade Vieira” I, a Penitenciária II, o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Luís César Lacerda”, além de um CPP, saíram 1.206 dos 5.849 presos. Por fim, o CDP “Charles Demitre Teixeira”, de Praia Grande, contou com a saída de 18 dos 931 detentos.

O Poder Judiciário é responsável pelas concessões das saídas temporárias. O benefício é previsto na Lei de Execução Penal e tem as datas reguladas, no Estado de São Paulo, conforme a Portaria Deecrim 02/2019 e suas complementações.

A pasta ressalta que, quando o preso não retorna à unidade prisional após a saidinha, ele é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto. Ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado.

loading...