Mais de 120 detentos não retornaram da 'saidinha' na Baixada Santista
Por Santa Portal em 26/06/2025 às 20:00

Entre os dias 17 e 23 de junho, 122 detentos do regime semiaberto não retornaram às unidades prisionais de Mongaguá e São Vicente após as saídas temporárias, conhecidas como ‘saidinhas’. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
De acordo com a pasta, no total, 1.934 detentos receberam permissão para sair em Mongaguá, mas 102 não voltaram. Em São Vicente, 20 dos 1.188 beneficiados também não retornaram. Em Praia Grande, dos 18 reeducandos liberados, todos retornaram dentro do prazo.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) alerta que os detentos que não retornam às unidades são considerados foragidos e perdem automaticamente o direito ao regime semiaberto.
Quando recapturados, eles retornam ao regime fechado, cumprindo a pena em condições mais rigorosas. O benefício das saídas temporárias é concedido pelo Poder Judiciário, conforme previsto na Lei de Execução Penal.