Escola em Praia Grande segue sem reforma após dois anos do início das obras
Por Beatriz Pires em 23/09/2025 às 06:00
As obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Ronaldo Sérgio A Lameira Ramos, no bairro Sítio do Campo, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, estão paralisadas há mais de um ano, gerando insatisfação entre moradores da região.
De acordo com a placa instalada anteriormente no local, os trabalhos tiveram início em junho de 2023, com prazo de 15 meses para conclusão e orçamento de R$ 3.954.430,86. No entanto, dois anos após o início, a instituição ainda não foi entregue, e a população relata problemas de segurança no espaço.
“Não há qualquer tipo de movimentação no local. Está totalmente abandonada. O espaço não tem segurança. Várias coisas já foram furtadas da obra, inclusive a placa de identificação”, afirma Luiz Carlos Santos, morador da região.
Ele também critica a falta de transparência do poder público em relação ao destino da verba e à ausência de informações oficiais sobre o andamento do projeto. Administrador da página @falabaixadasp no Instagram, Luiz conta ainda que recebe denúncias de outros casos semelhantes, como as obras em atraso no Canto do Forte, na Avenida Roberto de Almeida Vinhas.
“Conheço muitas pessoas que estudam na escola. Essa paralisação afeta diretamente os alunos e suas famílias”, acrescenta.
Posicionamento da Prefeitura
Em nota, a Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande informou que as obras da escola foram paralisadas devido ao descumprimento do cronograma contratual por parte da empresa responsável, que deixou de executar os serviços nos prazos estabelecidos. A Administração Municipal afirmou ter aplicado as penalidades previstas, incluindo a retenção de 3% do valor total da obra, como forma de ressarcimento pelos prejuízos.
A Prefeitura de Praia Grande acrescenta que estão sendo tomadas as providências legais necessárias para dar continuidade ao processo de licitação e viabilizar a retomada das obras o mais breve possível.