Briosa anuncia Yohan Marcellus e confirma retorno de Wellington para o Paulistão A3
Por Santa Portal em 13/12/2025 às 13:00
A Portuguesa Santista segue anunciando atletas para a disputa do Paulistão A3 de 2026. As novidades no elenco são a chegada do meia Yohan Marcellus, de 25 anos, e o retorno do zagueiro Wellington, também de 25, cria das categorias de base da Briosa.
Natural de Praia Grande, Yohan Marcellus chega ao Ulrico Mursa após temporada de destaque pelo Itabaiana, onde foi campeão da Copa Governo de Sergipe e vice-campeão estadual em 2025, atuando como peça importante no meio-campo.
“É uma alegria enorme voltar à Baixada Santista, região onde eu cresci e que sempre fez parte da minha história. Retornar como atleta da Briosa é muito especial pra mim e as expectativas são as melhores para o Paulista do ano que vem. Estou muito motivado e preparado para ajudar o clube a conquistar grandes resultados”, afirmou o meia.
Revelado pelo Tombense, Yohan construiu boa parte da carreira no futebol europeu, com passagens por Trofense, Vilafranquense e Fafe, em Portugal, antes de retornar ao Brasil.

Já o zagueiro Wellington retorna à Portuguesa Santista após defender o Patrocinense no Mineiro Módulo II de 2025. “Brigamos pelo acesso, não conseguimos, mas tivemos a melhor defesa na primeira fase. Foi uma experiência muito boa. Estou voltando para continuar fazendo meu trabalho bem feito e ajudar a Portuguesa a conquistar o acesso para a A2 novamente”, disse o zagueiro.
Cria da base da Briosa, Wellington já havia disputado o Paulistão A2 de 2025 pelo clube e soma quatro participações na A2 com a camisa rubro-verde, além de integrar o elenco semifinalista da competição em 2024. O defensor também acumula passagens por Maringá, Taubaté, Inter de Bebedouro e pelo Paju Citizen, da Coreia do Sul.

Nomes já anunciados
Goleiros: André Luiz e Fábio Huck
Zagueiros: Douglas Alemão, Levi, Pablo e Wellington
Laterais: Maninho, Jota, Pedro Mota e Tico
Meio-campistas: Danilo Pereira, Vinicios Andrade e Yohan Marcellus
Atacantes: Denis Ribeiro, Flávio Souza, Gabriel Henrique, Jeferson Caxito e Xilú
Caminho definido
A Portuguesa Santista já sabe o percurso que terá de enfrentar no Campeonato Paulista da Série A3 de 2026. A Briosa estreia no dia 25 de janeiro, em Birigui, contra o Bandeirante-SP, e terá uma primeira fase até 21 de março, quando encerra sua participação em casa diante do União Barbarense. Serão 15 rodadas que definirão o futuro do time na competição.
Assim como no ano anterior, o torneio reúne 16 equipes que se enfrentam em turno único, totalizando 15 jogos para cada clube. Ao término dessa fase, os oito melhores avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos são rebaixados à Série B.
O mata-mata será disputado em jogos de ida e volta, com vantagem apenas de decidir em casa para quem tiver melhor campanha. Se houver empate no placar agregado, a vaga será definida nos pênaltis. A final está marcada para 26 de abril, e a edição de 2026 estreia a pausa obrigatória para hidratação aos 22 minutos de cada tempo.