Stolthaven tem planta de nitrogênio pioneira na Baixada Santista
Por Santa Portal em 26/06/2025 às 06:00

O terminal da Stolthaven Terminals Brazil é o pioneiro mundial entre as empresas do grupo a implantar esta tecnologia
Empresa referência em armazenagem de produtos químicos a granel, a Stolt se destacou nacionalmente ao implantar uma planta própria de PSA (Pressure Swing Adsorption) para geração de gás nitrogênio.
O nitrogênio é fundamental nas atividades de armazenagem, carga e descarga de líquidos em Terminais Portuários, sejam elas inflamáveis, perigosas ou não, e já era utilizado pela Stolthaven Terminals por meio de fornecimento externo. Por ser um gás inerte, o nitrogênio atua como estabilizador e equalizador de pressão.
A planta de nitrogênio, que entrou em operação em julho de 2022 e utiliza a tecnologia PSA – adsorção diferencial de pressão – abastece a maior parte da tancagem de 150.000 m³ instalada.
A unidade de geração de nitrogênio é composta por compressores e secadores de ar atmosférico, filtros e o módulo PSA com vasos contendo peneira molecular especial para reter todos os contaminantes do ar, liberando nitrogênio com pureza acima de 98% para os dutos da Stolthaven Terminals do Brasil. Por apresentar alto grau de automação e monitoramento remoto, oferece alto nível de confiabilidade e segurança e garante a continuidade do fornecimento, mesmo em casos de manutenção.
Na prática, os clientes da Stolthaven Terminals Brasil experimentarão um aumento na confiabilidade, uma vez que o fornecimento de nitrogênio a partir de duas fontes dentro do próprio Terminal, gás (por tecnologia PSA) e líquido (em tanques), garante 100% de disponibilidade do produto nas operações. Além disso, haverá uma redução de 80% na movimentação de veículos de abastecimento nas dependências do terminal, o que reduzirá o consumo de combustível e a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
Com essa iniciativa, a Stolthaven reafirma sua posição de liderança e inovação no segmento de armazenagem química, investindo em soluções sustentáveis e seguras para suas operações.